11 de outubro de 2014

Clube da Insônia

Nome: Clube da Insônia
Autor: Tico Santa Cruz
Editora: Belas Letras
Páginas: 104


Clube da Insônia é um livro que tem 22 textos, entre crônicas, poesias e contos, todos lotados de reflexões e desabafos de Tico Santa Cruz, o vocalista do Detonautas Roque Clube. Ele realmente escreve textos profundos e com palavras muito bonitas – musicalizadas, filosóficas, poéticas, e que com certeza nos fazem parar para pensar. Sem dúvida, sou ainda mais fã do compositor depois de ler seu livro!

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, há textos mais pessoais, reflexões sobre a vida, sobre o autoconhecimento, a consciência, entre outros, sempre cheios de sentimento. A segunda parte é mais crítica, tratando de elementos da sociedade, como críticas políticas, violência, desigualdade, entre vários assuntos que são polêmicos.

É difícil escolher apenas um texto que eu tenha gostado, já que o livro tem muitos textos ótimos. Achei interessante o conto “Eu e Ela”, em que há um diálogo interno entre o autor e sua consciência, de modo que percebemos a confusão dentro da mente do autor quando às suas escolhas. Esse texto, o inicial, expressa bem a primeira parte do livro, e tem passagens fantásticas.
"Nesse momento cabe-me viver o momento, viver cada descoberta, cada nova alegria, cada novo medo, cada nova dor"
"Consciência é entender que dentro de você existe uma voz que se preocupa com os demais, mesmo que os demais não se preocupem com eles mesmos"
A segunda parte me chamou mais a atenção. “Paz.exe”, em que mostra a dificuldade de quem mora em uma favela. Como é possível falar em paz se nem sempre conhecemos o que realmente é a paz? A violência leva à paz? “Agraciado estava” mostra que nem aquele sujeito simples, que se esforça para fazer tudo da maneira certa, está livre da violência do nosso mundo. E um que eu adorei foi “A Visão do Gato”, que parecia uma sátira do modo como tratamos os animais: 
“hoje já me acostumei, mas fico imaginando como seria se seres alienígenas resolvessem dominar o mundo e castrar os humanos.”.
 O livro chegou em casa rapidinho, após tê-lo solicitado junto à Editora Belas Letras, e veio autografado pelo autor e acompanhado de três marcadores de textos. Realmente, super caprichado.

A diagramação estava linda. O livro tem todas suas folhas em preto e branco. Alguns textos tinham o fundo preto e letras brancas e vice versa. Ao longo do livro, há estampas e ilustrações maravilhosas, todas feitas pelo ilustrador Carlinhos Muller. A Belas Letras está de parabéns!

Se você ficou curioso, não deixe de passear pelo Clube da Insônia, com certeza vai se encantar pelos textos. Recomendo a leitura!

Esse post foi feito como resenhista do Arca Literária!