19 de setembro de 2014

Turismo: Porto - Portugal

Oi, gente!

Como alguns de vocês devem saber, eu estou morando em Portugal! A cidade escolhida foi Porto, uma das maiores cidades do país, e que tem uma beleza incrível! A cidade tem o centro histórico considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade!

Logo que cheguei, já adorei os ladrilhos espalhados por todo canto, de todas as cores, as construções antigas em todos os cantos e, é claro, a beleza do Rio Douro, que fica na cidade. 

Como estou aqui, resolvi separar alguns programas turísticos que eu acho que todos os visitantes devem fazer quando estiverem aqui!

Ok, essa foto tem vista para o Porto e para a Ribeira... É do lado oposto do Douro!

Almoçar na Ribeira, com vista para o Rio Douro
A Ribeira é a região do Porto cheia de restaurantes e cafés e que, durante o verão, também conta com barraquinhas à beira do Douro para que você comprar souvenirs e lembrancinhas. A vista é maravilhosa, e com certeza vale a pena passar um almoço olhando para o Douro! Para quem está vindo para o Porto pela primeira vez, vale a pena experimentar a famosa Francesinha, um prato típico daqui (sanduíche com vários tipos de carne, queijo, ovo, molho especial e batata frita). A francesinha varia de 5 a 12 euros.


Passear de barco no Rio Douro, na volta das 6 pontes
Existem várias companhias que fazem esse passeio, e é possível comprar um pacote que já vem com a visita à Cave de Vinho do Porto (com degustação). Dá para fazer logo depois do almoço na Ribeira, fica um programa bem gostoso! O barco dá uma volta no Rio Douro, indo quase até a Foz (onde o rio encontra com o mar), e conta um pouco sobre a história das seis pontes construídas dentro da região do Porto. Uma delas, inclusive, foi construída por Gustave Eiffel, o mesmo que fez a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade! A volta das pontes custa cerca de 10 euros.




Visitar uma Cave de Vinho do Porto
Eu confesso, não sou fã de vinho. Mas como vinha para Porto - e o vinho do Porto é bem conhecido e elogiado -, resolvi experimentar. E, para minha surpresa, eu até que gostei! O vinho do Porto é mais docinho do que os demais, pelo modo que as uvas são cultivadas. Vale a pena escolher uma cave em Gaia e fazer uma degustação! O preço varia de acordo com o tipo de visita, mas gira em torno dos 10 euros.

* É possível comprar passeios de barco e visitas à cave em conjunto, de modo que o valor fica mais baixo.



Subir na Torre dos Clérigos e apreciar a vista
A Torre dos Clérigos é o ponto mais alto da Cidade do Porto. A subida é um pouco difícil (a escada é estreita e não há outros meios de chegar), mas com certeza vale a pena! Dá para ver a cidade inteira - e até dar uma espiada no Douro e em Gaia! Para subir, o valor é de 2 euros. 


Para os amantes de livro: Livraria Lello
Essa é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. E não é a toa. O teto é todo trabalhado, há uma grande escadaria bem ao centro e, ainda, é claro, é lotado de livros! A livraria, infelizmente, não permite que os turista a fotografem (com pequenas exceções), e não é estranho encontrar uma fila na entrada para lá! A visita é gratuita.