30 de agosto de 2014

Veneno

Nome: Veneno
Autora: Sarah Pinbourough
Editora: Única
Páginas: 224


Eu adoro releituras de contos de fadas e, assim que soube dessa série, não pensei duas vezes antes de colocá-la na minha listinha de próximas leituras! Sarah Pinbourough criou um novo mundo dos contos de fadas, todos interligados, e com princesas mais adultas e menos ingênuas. 



Em “Veneno”, conhecemos a vida de Branca de Neve, uma garota doce, que gosta de se relacionar com a população local e ama cavalgar, independente da fúria do cavalo. Ela é amiga dos anões, que trabalham nas minas, e são parcialmente excluídos socialmente do resto do reino. 

Lilith, a Rainha Má, poucos anos mais velha que sua enteada, foi obrigada a casar com o Rei, e por isso vive amargurada e com inveja da felicidade e da beleza de Branca de Neve. Sua avó mexe com bruxaria, e passou seus ensinamentos à neta, que tenta aprimorá-los. Por meio de sua magia, e aproveitando que o marido foi para a guerra, a Madrasta, resolve deixar Branca de Neve infeliz – como uma princesa não age como uma verdadeira dama e anda é amada? 

Mesmo com a infelicidade da princesa, Lilith não estava satisfeita, e contratou para isso um caçador que encontra no meio de sua floresta. E, como todos já sabemos, o caçador não mata Branca de Neve – e ela passa a viver junto com os anões, de quem já eram amigas.




O livro segue exatamente a ordem cronológica do filme da Disney, mas com detalhes próprios. Adorei conhecer essa Branca de Neve mais aventureira e menos inocente. Adorei os anões, as justificativas da madrasta e, também, o príncipe – que nem sempre é o amor verdadeiro. Achei legal encontrar personagens de outras histórias, como Aladin no meio das magias feitas pela Rainha e a Bruxa da casa de doces, que é avó de Lilith.

O final é surpreendente. Não conseguia acreditar no que estava lendo – e tive que me controlar para não começar a ler “Feitiço” imediatamente! A capa do livro é maravilhosa, com uma Branca de Neve e várias maçãs. O início de cada capítulo é super caprichado, deixando a leitura ainda mais gostosa. A Única está de parabéns! Recomendo sem dúvidas, principalmente para aqueles que, como eu, adora um conto de fadas.