26 de agosto de 2014

Top 52 x 5: Livros que todo mundo deveria ler

Conheci o projeto 52x5 pelo blog La Vie d'Lee e adorei! Por isso, resolvi fazer parte! O projeto consiste em fazer um "Top 5" toda semana com uma lista de coisinhas já predeterminadas! Assim, resolvi que vou tentar trazer esse post para vocês todas as terças-feiras!

E lá vamos para o segundo tema do projeto de hoje: Livros que eu acho que todo mundo deveria ler!

É difícil escolher apenas 5 livros para recomendar para qualquer pessoa, mas eu posso tentar. Então, vou escolher alguns, mas com certeza, pegaria muuitos outros!

Ok, vou falar desses dois livros de uma vez, pois o plano de fundo é o mesmo: a 2ª Guerra Mundial. A primeira, uma ficção, e a outra, uma história real. Eu acho que a leitura de livros que se passam nessa época é importante para ver como a guerra pode afetar terrivelmente a vida de uma pessoa. 
Também nos ensinam a apreciar as pequenas coisas da vida. As duas sofreram demais por conta da guerra - uma, perdendo sua mãe, tendo que viver em uma família adotiva e passando fome por conta da dificuldade em conseguir dinheiro nesse período; a outra, sendo obrigada a viver trancada dentro de um esconderijo durante mais de dois anos, enquanto entrava na adolescência.
Realmente, os livros me fazem pensar como o preconceito e algumas ideias conseguem fazer com que as pessoas ajam de maneira tão absurda umas com as outras. Não consigo entender como aquilo realmente aconteceu.

Harry Potter - JK Rowling
Não escondo de ninguém que eu sou apaixonada por Harry Potter, né? Então, nada mais natural que recomendá-lo a qualquer um! Afinal, todo mundo precisa de um pouco de magia na própria vida, não é? *-* Além disso, o livro também nos ensina a valorizar a amizade, a coragem e a inteligência, de modo que não é apenas mais um livro de ficção!

Divergente - Veronica Roth
Acho o livro ótimo. Eu amo distopias e acho que "Divergente" é uma ótima distopia para os 'iniciantes'. O livro mostra um mundo dividido em facções - e trata como se fosse algum ruim caso uma pessoa tenha mais de uma virtude. Que mundo é esse? Desde quando é ruim ter mais de uma virtude? Vale a pena dar uma lida!

Eu vi que algumas pessoas adoraram o projeto e começaram a seguir nos próprios blogs! Não deixem de dar uma olhada no projeto da Dany, do A Thousand Lifetimesa Ana, do Roendo Livros, a Carla, do Depois que eu Mudei e a Roberta, do Livros e Cores