6 de agosto de 2014

Fique onde está e então corra

Nome: Fique Onde Está e Então Corra
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 224


Alfie Summerfield nunca se esquecerá seu aniversário de cinco anos: quase ninguém foi à sua festa, pois não achavam que era um dia para se comemorar. As poucas pessoas que foram ficaram aos cantos sussurrando. A primeira guerra mundial tinha acabado de começar - e todos estavam preocupados. Depois desse dia, sua vida nunca mais foi a mesma.

Georgie, o pai de Alfie, é um dos primeiros a se alistar para a guerra. Afinal, ele tinha que cumprir a sua parte! Assim que ele vai para o campo de batalha, seu pai está super contente, e sempre escreve cartas contando como as coisas são por lá. Depois de um tempo, as cartas vão mudando de tom - e, de repente, elas param de ser enviadas. Margie, a mãe de Alfie, diz que é por que seu pai está em uma missão secreta - e, por isso, não pode dar notícias.

Enquanto isso, na Rua Damley, onde Alfie vive, tudo está mudando. Sua vizinha e melhor amiga, Kalena, é enviada, junto com seu pai, para o exílio na Ilha de Man - só por terem descendência austro-húngara -, Joe Patient, o melhor amigo de seu pai, é preso por ser um objetor - e se recusar à ir para a guerra; e sua mãe passa a ter que trabalhar mais do que nunca: como enfermeira, passando lençóis, costurando - tudo para ter dinheiro o suficiente para que ela e seu filho não vivam na miséria.

Vendo o desespero da mãe, que sempre diz que eles estão perigosamente perto da miséria, Alfie resolveu , quando já tinha 9 anos, começar a trabalhar como engraxate na estação de trem King's Cross. E, durante um de seus clientes, Alfie descobre onde seu pai realmente está. E agora ele vai fazer de tudo para trazer o pai de volta para casa.



Vocês sabem que eu adoro livros que se passam em épocas de guerra mundial, né? E quando eu descobri que a Editora Seguinte lançaria esse livro, fiquei super feliz! Eu me apaixonei pela escrita de Boyne em "O Menino do Pijama Listrado" e me preparei para me apaixonar pelo novo livro do autor. E, posso dizer, não me decepcionei!

Boyne consegue colocar os horrores da guerra visto por uma criança, e coloca de uma maneira incrível. O modo como Alfie vê o que está acontecendo em seu entorno, como ele vê o estado psicológico dos soldados, as preocupações de sua família e do seu futuro é incrível.

Como de costume, a Editora Seguinte caprichou. A capa do livro é linda, a diagramação está super bem feita e não consegui encontrar nenhum erro durante a leitura. Gostei muito do livro, e do modo como John Boyne conta a história! Posso te dizer, vale a pena a leitura! O livro comprova que vale de tudo pelo amor!