3 de agosto de 2014

12 motivos para assistir "O Doador de Memórias"

Oi, gente!

A Paris Filmes fez uma lista com 12 motivos para assistir ao filme "O Doador de Memórias" nos cinemas. O filme é baseado em um livro com mesmo nome, que será publicado esse mês pela Editora Arqueiro - e o qual estou louca para ler! O filme estreia dia 11 de setembro.


12 motivos para você assistir ao filme O Doador de Memórias nos cinemas
1 - Uma das primeiras distopias (Percursor do gênero Young adult)
O livro “O Doador de Memórias” foi uma das primeiras distopias. Um novo mundo foi criado, opressão, jogos de poder e temas familiares foram apresentados às pessoas que não conheciam o gênero. O livro é o grande precursor de todos os outros direcionados aos jovens-adultos, onde as distopias ganham vida.

Vocês sabem como eu amo distopias... Então, já imaginam como estou animada para assistir esse filme, né? Espero que seja tudo que estou esperando!
2. Meryl Streep como vilã
A atriz que mais concorreu ao Oscar na história da cerimônia, Meryl Streep, está no elenco de O Doador de Memórias. Ela interpreta a chefe dos anciões e precisa fazer com que a comunidade siga as regras, para que a comunidade continue prosperando. Quando percebe que Jonas está querendo se rebelar, avisa que ele pode ser um perigo e envia Asher para acabar com a ameaça que Jonas pode transmitir para a comunidade.

Ok, só de ter a Meryl Streep no elenco já dá vontade de assistir, não acham? E ela, como vilã sem dúvidas vai dar um show - é só lembrar da Miranda Priestly, de "O Diabo Veste Prada", que já dá para ter uma ideia!
3. Brenton Thwaites é um ator promissor
O ator de 24 anos, com cara de 16, está conquistando Hollywood. Brenton nasceu na Austrália e depois de formar na escola começou a atuar. Teve dois grandes papéis em séries australianas (Slide e Home and Away) e agora conquistou papéis em grandes produções contracenando com atores como Angelina Jolie, Ewan Mcgregor, Helen Hunt, Gerard Butler e agora com Meryl Streep e Jeff Bridges.

Nossa, não acho que tinha reparado nele antes, mas ele já contracenou com vários atores que eu adoro! Agora estou curiosa para assistir os filmes que já vi com o ator e reparar no seu talento!
4. Elenco incrível
O elenco de O Doador de Memórias é dar inveja em muitas superproduções do cinema. O filme, além de trabalhar com atores promissores (Brenton Thwaites, Cameron Monaghan e Odeya Rush), conta com dois indicados ao Oscar (Meryl Streep e Jeff Bridges), o astro da série True Blood (Alexander Skarsgård), a atriz Katie Holmes e a ganhadora do Grammy, Taylor Swift.

Gente! Muita gente boa nesse filme!! Eu adoro a Meryl Streep, como já disse, e quero muito ver a Taylor atuando (adorei ela em "Dia dos Namorados")!
5. Apresenta experiências importantes e fundamentais na vida
Você consegue imaginar sua vida sem sentimentos? Sem saber de todo o passado? Sem entender o que é uma amizade ou família? Na verdade, ninguém dentro da comunidade pode entender o que é isso. Somente o Doador e agora Jonas, ele vai conseguir sentir, ver e viver coisas que ninguém nunca sentiu e isso será a experiência mais importante de sua vida.

Eu já disse aqui como acho que a história é importante, né? Era uma das matérias favoritas na escola e acho que temos que saber o que aconteceu no passado para não repetirmos os erros no futuro. Agora, uma vida sem sentimentos? Deve ser, no mínimo, estranho. Você passa a viver apenas para cumprir seu objetivo de vida - sem os altos que os sentimentos nos trazem!
6. Músicas da trilha sonora
A trilha sonora do filme O Doador de Memórias conta com grandes nomes da música mundial. Para começar, já foi lançado o clipe e o lyric vídeo da música "Ordinary Human", do OneRepublic. Os americanos ainda colaboraram com "I Lived", que também faz parte da trilha do filme. Já dupla pop, Capital Cities escreveu a música One Minute More, que também já foi lançada. Nomes como Tori Kelly, Jake Bugg e Bruno Major completam a trilha sonora, já disponível no iTunes, que segue o ritmo do filme “feel good” do filme.

Eu adorei a música do OneRepublic e estou curiosa para conhecer as outras! Gosto bastante do Capital Cities (pelo menos das músicas que eu conheço) e quero muito ver como é essa música feita especialmente para o filme! 
7. Livro de muito sucesso
Lois Lowry já havia escrito um livro de muito sucesso, mas o reconhecimento veio com a história de “O Doador de Memórias”, lançado em 1993. Ele arrecadou mais de cinco prêmios importantes para a literatura, como a medalha de Newbery. O livro é tão importante que é obrigatório nas escolas americanas e rendeu mais de R$10 milhões de dólares.

Um dos livros que eu quero muito ler é justamente esse! Se tudo der certo, logo mais terá resenha aqui no blog - antes do lançamento do filme, se for possível. Quero muito saber como tudo vai acontecer, e adoro descobrir se foi ou não uma boa adaptação (por vezes o filme é ótimo por si próprio, mas não como adaptação, né?).
8. A história nos faz sentir bem
Todo o conceito por trás da história é uma vida sem escolha e conhecimento. Mas em sua forma o filme te dá uma sensação boa, de alguém que corre atrás do que acredita. As memórias que Jonas começa a conhecer e sentir são lindas. E essas memórias são memórias que nos vivemos, como parte daqueles vídeos que nos emocionamos ao ver na internet.

Imagina você não ter nenhuma memória do passado de sua comunidade, não ter nenhum sentimento... E de repente começar a ver tudo? Deve ser mesmo maravilhoso!
9. Mostra que vale a pena você lutar pelo que acredita (você pode fazer a diferença)
A sociedade foi construída para nunca duvidar dos poderes e leis que são aplicadas e a vida sempre foi assim. Mas nunca devemos acreditar que não podemos fazer a diferença. Nossa própria capacidade é suficiente para acreditar e quando todos acreditam, é a hora de mudar. Esse é o pensamento de Jonas, ele pode fazer a diferença.

Com certeza vale a pena lutar por aquilo que acreditamos. Se tem algo que vale a pena ir atrás é de nossos sonhos - e se esse sonho pode ser bom para sua comunidade, vale ainda mais a pena lutar por ele! Você sozinho pode parecer não fazer diferença, mas se ninguém começar, como a mudança pode ocorrer?
10. Mostra que cada indivíduo tem um papel importante na sociedade
A sociedade permitiu que somente uma pessoa soubesse de toda a história do mundo e a partir disso tudo foi mudado, incluindo todas as questões sociológicas de uma comunidade. Cada pessoa tem sua importância, não importa o gênero e a idade, cada um constitui a comunidade com sua função. Todas as pessoas são regradas e todas tem seu papel a cumprir.

Uma vez, li em um livro exatamente isso: todo mundo é importante. E o que achei legal foi o modo que ele mostrou isso: pegou uma frase e substituiu apenas uma das letras pelo X. E fez a maior diferença no sentido da frase! Ou seja, aquela letra, na frase, era essencial, assim como todas as outras, para que aquela frase fizesse sentido!
11. Devemos conservar as amizades
Mesmo sua vida sendo inteira observada, algumas pessoas conseguem manter amizades verdadeiras.  Entre regras e submissões a amizade pode fazer você aflorar sensações, é nos amigos que podemos confiar e contar. Esse laço de amizade é apresentando em O Doador de Memórias, tanto entre Jonas e Fiona, quanto entre Jonas e Asher.

Com certeza. Com o amigo você pode ser si próprio, pode mostrar seus receios e seus sonhos, e sabe que sempre terá apoio, independente da dificuldade do que vier no futuro. 
12. Diretor premiado
Phillip Noyce foi indicado a mais de 20 premiações de cinema e conta com títulos como "Colecionador de Ossos", "Salt" e ainda episódios da série Revenge. O diretor já está acostumado a trabalhar com grandes nomes do filme, pois já dirigiu Angelina Jolie, Harrison Ford, Denzel Washington e agora trabalha com a atriz mais indicada ao Oscar na história do cinema, Meryl Streep.

Phillip Noyce é mesmo um bom diretor. Eu adorei "Colecionador de Ossos", "Salt" e, apesar de não ter acompanhado todos os episódios da série (ainda), gostei dos que eu assisti de "Revenge"! 

E aí, já ficaram mais animados para assistir? Eu, com certeza, estou!