12 de julho de 2014

Sociedade dos Meninos Gênios

Nome: A Sociedade dos Meninos Gênios
Autor: Lev AC Rosen
Editora: Novo Conceito


Violet Adams é uma garota muito inteligente. Com certeza, está entre os mais promitentes jovens da Inglaterra vitoriana. Seu sonho é estudar em Illyria, a melhor escola de formação de cientistas, completamente gratuita, e que só aceita 5 novos alunos - que devem ser excepcionais - por ano. Só existe um problema: a escola só aceita homens: nada de mulheres dentro de Illyria. 

Determinada a realizar seu sonho, Violet aproveita que seu pai, um famoso astrônomo, vai passar um ano fora, na América, e, junto com seu irmão gêmeo, Ashton, traça um plano: por um ano, ela fingiria ser o irmão e frequentaria as aulas em illyria. A única coisa que ele pede em troca, é um tempo livre em Londres para que possa ter a vida boêmia de muitos escritores e filósofos da época.


Assim, por sua inteligência, Violet consegue entrar em Illyria e, pretende se esforçar ao máximo em seu projeto de final de ano, que dará a ela a chance de provar que uma mulher tem, sim, capacidade de estudar na renomada. E, ao contrário do que espera, Violet passa a fazer amizades e se relacionar com as outras pessoas, o que nunca tinha tido habilidade para fazer até então.

Ao longo do livro, conhecemos Jack, amigo de infância dos gêmeos e que acompanhará Violet em Illyria, ajudando-a em seu plano; Drew e Toby, os novos amigos, que já estão há mais tempo em Illyria e que estão sempre saindo para beber ou para explorar o misterioso porão da escola. Conhecemos também o Duque de illyria, Ernest, que herdou a escola, mas não conhece todos seus seegredos; Ada, a condessa de Lovelace, a quem Violet admira e sonha em se igualar: Cecily, a prima de Ernest, que é inteligente e atrai a atenção de todos os alunos; e Miriam, sua governanta, que namora escondido com Toby, que está sempre com Violet e seus novos amigos.


Adorei a protagonista, sua força de vontade e a adoração pela ciência, acima de tudo. Ela sempre lutava por aquilo que acreditava, independente de qualquer coisa. Além disso, estava disposta a mostrar seu ponto de vista e de conquistar o que merecia justamente por merecer. Adoro personagens femininas fortes, e, sem dúvidas, Violet é um grande exemplo!

Achei super interessante ver como o preconceito, apenas por conta do sexo, existia, independente de qualquer outro fator: o duque comenta, em certo momento, que uma garota já havia enviado 5 vezes o formulário de inscrição e esse havia sido diretamente descartado.

Eu adorei o livro. Vi muita gente falando que tiveram vários detalhes desnecessários, mas eu não encontrei nada que pudesse ser facilmente descartado. Nunca tinha lido um steampunk e essa foi uma ótima introdução! Recomendo sem pensar duas vezes! 

Esse post foi feito como resenhista do Arca Literária!