13 de junho de 2014

V Encontro de blogs de letras

No último sábado, fui ao V Encontro de Blogs de Letras, um encontro organizado pelo PublishNews e pelo Pavablog, voltado para blogueiros. O encontro sempre conta com a presença de uma editora convidada - dessa vez, a SESI-SP- e também conta com bate-papos e gincanas, que ajudam os blogueiros a interagir. O evento ocorreu novamente na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na sexta-feira do dia 30 de maio.

O Encontro foi um pouco diferente dos anteriores. No começo, houve um speed Networking, que não havia acontecido nas outras edições. Funciona como se fosse um speed dating, mas com o intuito de conhecermos um pouco sobre o trabalho um dos outros. Assim, conversando com várias pessoas por um minuto e meio cada, tive a oportunidade de conhecer alguns blogs bem legais, apresentar o meu blog à várias pessoas e, ainda, bater um papinho com algumas pessoas que eu não via há um tempinho. Foi bem divertido! 

Depois, rolou um bate-papo com o editor chefe da SESI-SP editora, Rodrigo de Faria e Silva. O editor contou um pouco sobre sua trajetória, como chegou no lugar em que está hoje, e apresentou um pouco as coleções da editora. Com um pouco mais de 2 anos no mercado, a editora tem um foco voltado à cultura e tem várias coleções interessantes, como Quem Lê Sabe Por Quê, voltado para fazer com que o público infantil se apaixone pela leitura; e Memória e Sociedade, que resgata a memória da história de São Paulo, em sua cultura e sociedade.

Então foi a divertida gincana, em que respondemos diversas perguntas (que estavam bem difíceis dessa vez). Meu grupo, para variar, não ganhou. Mas o prêmio foi super legal: uma edição do livro "Humor Paulistano", organizado por Toninho Mendes.


Finalmente, tivemos um bate-papo com os autores Luis Brás e Paulo "Magrão" Garfunkel, em que tivemos discussões bem interessantes, principalmente sobre o que pode ser considerado um livro 'clássico' (é só porque ele é antigo?), sobre o preconceito que algumas pessoas tem de leitores de livros modinha, e outros assuntos bem interessantes. 

A Editora SESI-SP nos deu um presentão! Foi uma ecobag da editora com duas edições de sua revista, mais alguns livros: "Shui entre os vermes da superfície", do Paulo Garfunkel, "O Teatro de Revista no Brasil", da Neyde Veneziano, e "Vitor e o Invisível", de Paulo Brás! E, é claro, que eu autografei os livros com os autores que estavam presentes!