21 de junho de 2014

Querida Sue

Nome: Querida Sue
Autora: Jessica Brockmole
Editora: Arqueiro
Páginas: 256


Elspeth Dunn nunca esperava receber uma carta de um fã. Muito menos de um fã norte-americano, David Graham, que vive muito longe de sua isolada Ilha de Skye, na Escócia. Em 1912, então, nasce uma amizade, em que eles confessam seus sonhos, seus medos, seus desejos uns para os outros, e fazem com que sua história evolua para um grande amor. Mas é claro, o amor lindos das cartas é difícil de se tornar real: Elspeth é casada com Iain, e a Primeira Grande Guerra está a começar. Será que o amor entre os dois é tão forte que sobreviverá de qualquer maneira?

Anos depois, em 1940, Margaret Dunn também vive um amor por meio das cartas. Agora, durante o período da Segunda Grande Guerra, sua mãe se sente impelida à retornar ao passado. Margaret terá que investigar para descobrir o primeiro volume da biografia da sua mãe e, então, descobrir quem é realmente o seu pai. E terá como primeira pista apenas uma velha carta amarelada, de 1915, de um David para uma Sue... Duas pessoas que nunca ouviu falar.



O livro é contado por meio de cartas, e a escrita dos personagens é apaixonante, envolvente. Os capítulos são alternados entre Elspeth, em que as cartas são enviadas entre Elspeth e David, no período de 1912 e 1917; e Margaret, com cartas enviadas principalmente à Paul, seu noivo, em 1940. Dois períodos de guerra. 

Conseguimos sentir as emoções deles ao escreverem aquelas palavras. Elspeth é uma personagem forte, ligada à poesia que existe dentro dela, e que, com a força do amor, cria coragem para fazer coisas que nunca havia imaginado conseguir. David, por sua vez, é aquele garoto que está sempre atrás de uma boa aventura, e procura sempre ser guiado por uma pitada de adrenalina. Margaret sempre teve dúvidas sobre o passado de sua mãe, e, com um quê de aventureira, ela não hesita antes de partir em busca do passado para, então, viver o presente. 

Eu adorei o livro, lia carta atrás de carta e não conseguia parar. Queria saber um pouco mais sobre a história daqueles personagens, queria saber o motivo de cada acontecimento, queria ver aquela amizade crescer e se tornar um grande amor. O livro nos faz acreditar que o amor realmente existe, e que nada o impede de acontecer, nem mesmo uma ou duas grandes guerras. 

A editora está de parabéns com o trabalho do livro. A capa é linda, nos remete à ilha de Skye e às cartas que são enviadas. Ela é simples e bonita, e nos trás o ar de simplicidade e tranquilidade que existe no livro. O título, que é diferente do original, ficou interessante e com certeza chama a atenção. Não encontrei nenhum erro, o que torna o livro ainda mais gostoso de ser lido! Com certeza vale a pena a leitura!