18 de junho de 2014

O Teste

Nome: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320


Para que os habitantes da Comunidade Unida possam entrar na Universidade, devem ser escolhidos para O Teste, uma prova que demonstra que o aluno está apto a ser um dos próximos líderes de sua nação. A cada ano, a memória dos candidatos é apagada com o final da prova, de modo que ninguém sabe realmente como é o Teste. Só se sabe que é uma prova que testará todas as habilidades de seus candidatos.

"Na escola, aprendemos que, há noventa anos, Tosu City foi criada como o primeiro sinal tangível de que as pessoas haviam sobrevivido aos Sete Estágios da Guerra - os Quatro Estágios de destruição que os humanos lançaram uns sobre os outros, então os Três Estágios subsequentes - em que a terra lutou de volta."
"Ser escolhido é uma honra. Os formandos da universidade são nossa grande esperança, aqueles com os quais todos contamos para ajudar a regenerar a terra a melhorar nossa qualidade de vida. São os futuros cientistas, médicos, professores e oficiais do governo."

Para os alunos de Cinco Lagos, a participação no Teste tem um significado especial: nenhum aluno fora indicado nos últimos 10 anos. Malencia Vale precisa se destacar em sua turma de 14 alunos, uma das maiores a se formar.

Como se tudo parecesse dar certo, Cia é escolhida, junto com mais 3 alunos de sua turma. Ela percebe, porém, que a notícia não parece ser agradável a todos. Seu pai, que cursou a Universidade e faz um dos trabalhos mais incríveis que conhece, resolve compartilhar com ela algumas lembranças que vê frequentemente em forma de sonhos: o Teste é uma questão de sobrevivência. E nem todos que vão à capital, Tosu City, para prestá-lo voltam para casa.

O Teste é composto por cinco partes: Primeiro, uma prova escrita, bem no estilo vestibular brasileiro. Depois, uma prova de aptidão, para provar que ela tem alguns conhecimentos além dos que estão no papel. A Terceira parte é um trabalho em equipe, em que deve testar principalmente a confiança em seus companheiros. Então vem a quarta fase, e mais difícil: aquela em que os candidatos devem comprovar sua liderança. Por fim, a quinta fase, é uma entrevista, em que o aluno deve contar um pouco de si mesmo e o motivo das decisões que tomou ao longo das provas. Além de ter de tomar cuidado com suas decisões durante as provas, Cia também deve atentar aos outros candidatos. Muitos deles estão disposto a qualquer coisa apenas para diminuir a concorrência.


Quem acompanha o blog há um tempinho sabe que eu tenho uma quedinha por distopias, né? E com essa não foi diferente. Já fiquei super curiosa com o livro quando soube de seu lançamento - e fiquei super feliz quando o livro chegou em minhas mãos e pude, finalmente, começar a ler! 

A Editora Única está de parabéns! A edição ficou linda e encontrei apenas um ou dois erros, de digitação. No início de cada capítulo, os números estão com uma fonte que parece sombria. A capa é linda e, com certeza, chama a atenção de muitos quanto ao livro.

Cia é uma personagem super interessante. Ela é inteligente, observadora, corajosa e perceptiva. Ela sabe o que fazer e quando deve fazer. Ela sempre teve um bom coração, e nunca pensa em brigar se não tiver tido uma conversa, se não procurar alguma compreensão antes. Mas ela sabe que nem todos são que nem ela.

Tomas é um dos alunos de Cinco Lagos que também foi selecionado, e se torna o melhor amigo de Cia. É nele em quem ela confia durante toda sua jornada. Ele também é inteligente e consegue pensar claramente quando se vê obrigado a tomar decisões rápidas. Ela também faz outras amizades ao longo do Teste. O que se destaca é Will, que foi selecionado junto com seu irmão gêmeo, mas que teve que aprender a lidar com a situação sozinho.

A história do livro é ótima. Eu fiquei presa do início ao fim, querendo saber logo como Cia conseguiria passar de uma ou outra prova, como ela conseguiria lidar com as situações a que era exposta e como lidaria com o que já passou. Com certeza recomendo o livro! Vale muito a pena ler!

O livro é tão legal que já teve seus direitos adquiridos para adaptação no cinema (adivinha só quem já vai estar ligada em todos os detalhes?). E, para aqueles que querem um gostinho a mais (ou apenas conhecer um pouco a história), a Editora disponibilizou "O Teste - Uma Introdução" gratuitamente. O conto mostra um pouquinho a ansiedade do irmão mais velho de Cia, durante a sua formatura. Também vemos o Guia do Estudante para o Teste, que tem várias perguntas e respostas que nos mostram um pouco como o mundo chegou o estado em que está no livro. Vale a pena dar uma lida!