26 de junho de 2014

Cartas de Amor aos Mortos

Nome: Cartas de Amor aos Mortos
Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344



Laurel sempre admirou sua irmã mais velha, May. Ela era uma garota alegre, que fazia de tudo para manter a família unida e que se mostrava o centro de qualquer lugar que ia. Laurel sempre sonhou sem ser igual à sua irmã. E agora May não estava mais ao seu lado para mostrar como realmente se deve viver.
Foi quando vi. Vi você abrir as asas. Eu as vi, finas como papel, mas mais fortes do que tudo, brilhando como água. Não estavam quebradas. Estavam levando você pelo céu. Você foi ficando menor, até se tornar um pequeno ponto de luz, como uma estrela. E eu sabia que você estava lá. E em toda parte.
Depois da morte da May, a mãe das garotas se mudou para a Califórnia - um velho sonho de criança -,  e Laurel teve de dividir seu tempo entre a casa de seu pai e de sua tia Amy - que acredita que a sobrinha deve deixar Jesus entrar em seu coração, para que não acabe como May. 

Para não ter que lidar com um grupo de pessoas sentindo pena dela, Laurel decidiu começar o Ensino Médio em outra escola, em que ninguém conhecia May - e em que ela própria não conhecia ninguém. E lá, ela faz novos amigos, se apaixona e faz de tudo para voltar a ter uma vida normal, sem ter que lidar com a morte da irmã. 

O livro é escrito em cartas, fruto de uma lição de casa de inglês em que o aluno teria de escrever para uma pessoa morta. A partir de então, Laurel começa a contar sobre sua vida, seus novos amigos - 'pessoas estranhas comuns', como diria Janis Joplin -, suas inseguranças, sua paixões, e até seus segredos obscuros, como o que realmente aconteceu na noite em que May morreu. As cartas vão para músicos, atores, poetas e pessoas que a garota admira, como Kurt Cobain, Amelia Earhart, Amy Winehouse, Heath Ledger, entre outros, mas agora ela não pode entregar mais para a professora.



Eu já gostei desse livro desde o início. A capa é maravilhosa. Depois, Stephen Chbosky recomenda fortemente o livro - e, na prova antecipada, a primeira coisa que lemos é uma carta do autor, que sem dúvida nos deixa ainda mais ávidos para a leitura:
"Numa prosa bela e lírica, Ava Dellaira conta a história de Laurel de uma maneira que vai partir seu coração e colar os pedaços de volta. Realmente amei este livro. Então, se você tiver tempo, dê-lhe uma chance. Ele fará você se sentir vivo"
O mentor de Ava Dellaira ao escrever esse livro foi ninguém mais do que Stephen Chbosky, autor de "As Vantagens de ser Invisível" e, realmente, é difícil não comparar os dois enquanto você lê. Laurel, assim como Charlie, está no primeiro ano do Ensino Médio, ela escreve cartas para uma pessoa que não conhece realmente, ela sofre internamente com algo que não quer compartilhar - no caso, a morte de May. 

Mesmo assim, o livro é repleto de singularidades. Laurel tem uma personalidade bem diferente de Charlie. Ela demora para se encontrar, para se sentir ela própria. Antes, ela era uma sombra de May. Agora, tem que se virar por conta própria - e consegue fazer isso muito bem. Ela cria a luz dentro de si própria, mostra que ela não depende mais de ninguém para crescer como pessoa. 
"A verdade é bela, não importa qual seja. Mesmo que seja assustadora ou má. É a beleza simplesmente porque é verdade. E a verdade é radiante. A verdade nos faz ser nós mesmos. E eu quero ser eu."
Gostei muito das cartas escritas, e só senti falta das datas no início de cada carta. Laurel consegue misturar sua vida, seus sentimentos com o de famosos. Aprendi um pouquinho sobre cada um deles e percebi que a garota não está sozinha nesse mundo. Nós sentimos junto com ela. Sorrimos nos momentos em que ela está feliz, entristecemos quando ela fica triste, e percebemos toda a confusão que existe dentro de sua mente. 

Com certeza, esse é um livro que merece ser lido. Independente do momento que se está na vida, Laurel consegue conquistar, com a delicadeza que escreve, com o modo como relaciona sua vida com a dos famosos. Recomendo, sem sombra de dúvidas!


O livro será lançado pela Editora Seguinte no dia 5 de julho!