14 de maio de 2014

Tag: Gêneros da Literatura Nacional



Qual o gênero do primeiro livro nacional que você leu?
O primeiro nacional que eu li? Nossa, faz tempo! Acho que foi algum livro do João Carlos Marinho, provavelmente "O Gênio do Crime". Acho que é um livro de mistério.

Qual o gênero do seu livro nacional favorito?
Eu não tenho um nacional favorito. Gosto muito daqueles com ficção científica e com romance, de todos os gêneros. Assim, tem vários livros que se encaixam! 

Um livro nacional que seja do seu gênero favorito (não pode ser o seu livro favorito caso coincida).
Pode ser mais de um?
Ficção Científica: "Linhagens", da Eleonor Hertzog, e "As Duas Faces do Destino", de Landulfo Almeida. 
Romance: "A Linhagem", de Camila Dornas, e "Fazendo meu filme", da Paula Pimenta.

Um livro nacional de um gênero que você não goste muito, mas que parece interessante.
Eu não gosto muito de livros de auto ajuda, ou biográficos. Talvez "Gente que faz", do Luiz Fernando Garcia.

Qual o gênero predominante na sua estante? Você tem algum livro nacional desse gênero? Se sim, já leu?
Como eu disse lá em cima, meus gêneros favoritos são ficção científica e romance. Tirando esses, tenho muitas distopias. Acredita que ainda não li uma distopia brasileira? Morro de vontade de ler "Ilha dos Dissidentes", da Bárbara Morais. 

Qual seu clássico nacional preferido?
Estou em dúvida entre "Capitães da Areia", de Jorge Amado, "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e "Um Certo Capitão Rodrigo", do Érico Veríssimo. Posso escolher os três? Se não, acho que "Capitães da Areia" está ganhando por pouco a disputa! 

Um personagem de clássico nacional que você gosta. Por quê?
Eu gosto muito de Policarpo Quaresma. Acho o personagem muito interessante. Adoro ver sua nacionalidade exacerbada e ver como ele não percebe que suas boas intenções nem sempre são bem interpretadas. E ele continua insistindo! Apesar de seu triste fim, eu sempre rio com ele!

Um personagem de contemporâneo nacional que você gosta. Por quê?
Tem tantas personagens! Vou escolher duas: Peggy e Fani. 
Eu amo a Peggy, da série "Uma Geração, todas as decisões", pelo seu jeito meigo de ser, sempre conquistando a todos e conseguindo tudo o que precisa sempre da melhor maneira!
E eu amo a Fani, da série "Fazendo meu Filme", por sua determinação em correr atrás de seus sonhos, mesmo com todos os obstáculos e dificuldades que existem no meio do caminho!

Qual gênero seu autor nacional favorito mais escreveu?
Também não tenho nenhum autor nacional favorito hahaha... Eu gosto muito da Paula Pimenta, e ela escreve muitos livros romances chick-lits, ou seja, romances leves e divertidos, que retratam a vida de uma mulher moderna.