25 de maio de 2014

O Guia do Mochileiro das Galáxias: O Primeiro da Trilogia de Cinco

Nome: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro

Hoje é o dia da toalha! Nada melhor, então, que comemorar com o livro que deu origem à esse nome: O Guia do Mochileiro das Galáxias, certo?


Arthur Dent é um britânico que percebe que sua casa será destruída por um trator - e pretende passar o dia inteiro deitado em frente à ela para impedir sua destruição. O que não esperava era que, nesse mesmo dia, não seria apenas sua casa que seria destruída, mas todo seu planeta. Graças à seu amigo, Ford Prefect, que era um alienígena, Arthur é salvo, e segue em aventura numa nave espacial - a mesma, por acaso, que destruiu a Terra.

Para acompanhá-los em sua viagem, levam uma toalha (essencial para qualquer mochileiro preparado) e o próprio Guia (um 'e-book' que tem verbetes para qualquer planeta, espécie de extraterrestre, etc). Ao longo da viagem, eles embarcam em diferentes naves, entram em contato com vários extraterrestres e, ainda, conhecem novos planetas. E, ainda, Arthur consegue descobrir mais sobre o universo, a vida e a própria história do planeta Terra.

Os personagens são muito interessantes. Arthur Dent, estranhamente, se deu muito bem com a destruição de seu planeta. Mais do que eu imaginaria qualquer pessoa, na verdade. Imagina só nunca mais ver um McDonalds na vida (hahaha)! Trillian é uma personagem diferente (como ela conseguiu sair da Terra?!), e eu adorei Marvin, o robô maníaco-depressivo que é inteligente demais para viver. E ter que aguentar humanoides, óbvio.

Eu gostei muito do livro. Ele traz várias críticas (em todos os aspectos: política, religião, ciência) e piadas inteligentes (que, com certeza, faria mais sentido se eu entendesse mais de física), sempre cheios de ironia e sarcasmo. Então não entre em pânico, pegue sua toalha e não adianta resistir. Você vai adorar esse livro!

TOP COMENTARISTA