5 de maio de 2014

Divisão de Castas: A Seleção

Com o lançamento de A Escolha pertinho, resolvi passar por aqui e voltar a falar sobre A Seleção. Hoje, vou contar um pouquinho sobre o sistema de castas existente em Illéa

(imagem adaptada daqui)

Não se sabe, ainda, quando o sistema de casta começou, mas todos os cidadãos devem fazer parte de uma delas. As 8 castas definem qual a classe e qual profissão a pessoa deve seguir. É obrigatório a todos trabalharem, sendo que as pessoas devem escolher entre as profissões disponíveis em sua casta. 

A pessoa recebe sua casta como uma herança de família e só é possível mudar de casta por duas maneiras.

1. Casamento: assim que se casa, a mulher passa a ser da casta do marido, independente se esta casta for mais alta ou mais baixa. Para que isso aconteça, deve passar por muita burocracia. A seleção, de certa forma, é uma maneira de se mudar de casta por meio do casamento.

2. Recrutamento: ao completar 19 anos, qualquer homem pode se eleger para a guarda real. Quando é escolhido, o recrutado torna-se, automaticamente, um dois e, assim, receberá treinamento e pensão para o resto da vida.

3. Comprar nível de hierarquia: existe a possibilidade de se pagar para mudar de casta. Isso, porém, é bem complicado, já que o preço é bem alto - e quase ninguém consegue bancar. A única casta que não se consegue alcançar por meio da compra é a um: não se pode comprar um título de nobreza.

Agora... Após conhecer um pouquinho sobre o sistema, que tal descobrir quais são as profissões de cada casta?

Um: realeza e clero.

Dois: a elite, celebridades (músicos, modelos, atletas profissionais, atores, modelos), políticos e oficiais (soldados, policiais, bombeiros ou guardas recrutados).

Três: professores, filósofos, escritores, cientistas, médicos, veterinários, dentistas, arquitetos, bibliotecários, engenheiros, psicólogos, cineastas, produtores musicais e advogados.

Quatro: fazendeiros, joalheiros, corretores de imóveis e de seguros, chefes de cozinha, mestres de obras, proprietários e donos de restaurantes, lojas e hotéis.

Cinco: artistas não famosos, músicos, cantores eruditos, atores, dançarinos.

Seis: secretários, serventes, governantas, costureiras, balconistas, cozinheiros, motoristas.

Sete: jardineiros, pedreiros, lavradores, pessoas que limpam calhas e piscinas e trabalhadores braçais.

Oito: pessoas com deficiência (principalmente as desamparadas), viciados, fugitivos, indigentes, mendigos, pedintes, sem-tetos e pessoas à margem da sociedade.

Eu seria da casta 3, e vocês?