10 de abril de 2014

IV Encontro de Blogs de Letras

No último sábado, fui ao IV Encontro de Blogs de Letras, um encontro organizado pelo PublishNews e pelo Pavablog, voltado para blogueiros. O encontro sempre conta com a presença de uma editora convidada - dessa vez, a Gutenberg - e também conta com bate-papos e gincanas, que ajudam os blogueiros a interagir. Dessa vez, foram chamados 40 blogueiros para participar do encontro, que teve o maior número de inscritos até então, e ocorreu na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista.


O evento começou às 10h30 da manhã, com um café da manhã com direito à mini tortinhas de limão e chocolate, além de sanduíches. Então, tivemos um bate-papo com os autores Babi Dewet (autora de "Sábado à Noite"), Felipe Castilho (autor da série "O Legado Folclórico"), Bárbara Morais (autora de "A Ilha dos Dissidentes" e dona do blog Nem um Pouco Épico) e Sabrina Inserra (funcionária da Gutenberg e é dona do blog Café com Blábláblá). 

O bate-papo foi bem dinâmico, e foi super bom para ver como cada um trabalha, o motivo pelo qual escreve e como lidam com os blogueiros. Todos foram super simpáticos e fiquei com ainda mais vontade de ler seus livros!

Depois, tivemos outro bate-papo, mas dessa vez com Alessandra Ruiz, a publisher da Gutenberg. Ela contou um pouquinho sobre seu trabalho como publisher e sobre os próximos lançamentos da editora - e, podem ter certeza, ela só está com lançamentos ótimos! A Gutenberg também nos fez uma surpresa, ao exibir o vídeo de vários autores para nós, como a Paula Pimenta (Fazendo meu Filme); Leigh Bardugo (Sombra e Ossos), que foi uma fofa tentando falar em português; Ikka Auer (O Clã dos Dragões); Clarissa Côrrea (Um Pouco Além do Resto) e Isadora Faber (Diário de Classe).

Chegou, então, a hora da gincana, que foi super divertida. Meu grupo, mais uma vez, não ganhou, mas só participar e tentar encontrar as respostas rapidamente foi bem legal. No final, cada grupo teve que escolher até 7 livros da editora para formar um 'poema de lombada', com os títulos dos livros. Houve um sorteio de um kinder entre os integrantes do grupo vencedor, e eles puderam escolher, cada um, dois livros para levar para casa!


Por fim, rolou um bate papo com a Bruna Vieira, dona do blog Depois dos Quinze, e autora dos livros "Depois dos Quinze", "De Volta aos Quinze" e "A Menina que Colecionava Borboletas", todos publicados pela Gutenberg. Ela contou sobre a sua experiência com o blog, deu algumas dicas e contou alguns momentos que ela passou antes e depois da criação do blog. Realmente, a Bruna foi muito simpática e super atenciosa com todos que fizeram perguntas e foram conversar com ela. Eu aproveitei para pedir um autógrafo para a minha edição de "De Volta aos Quinze".

A Editora Gutenberg também presenteou todos os blogueiros presentes com "Sombra e Ossos" e a prova de sua continuação, "Sol e Tormenta", ambos escritos pela Leigh Bardugo. Além disso, todos ganhamos uma ecobag, um bloquinho de anotações e uma caneta!


Eu gostei muito do evento! Valeu muito a pena para conhecer um pouco mais sobre esse mundo literário que eu tanto gosto, conversar com gente com interesses comuns e encontrar amigos blogueiros, além de conhecer novos! Já estou esperando pelo próximo!