27 de abril de 2014

Divergente (filme)

Dados Técnicos
Nome original: Divergent
Diretor: Neil Burger
Ano: 2014
Gênero: Distopia
País: Estados Unidos
Tempo: 2h19
Distribuidora: Paris Filmes
Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.



Quem me acompanha há um tempo, sabe que eu sou super fã de “Divergente”! Desde que eu soube que fariam um filme, venho acompanhando as novidades e ficando cada vez mais ansiosa para assistir logo o filme! Assim que divulgaram o elenco, já coloquei aqui, e fiquei bastante feliz com a escolha da Shailene e do Theo, que não decepcionaram.

O filme é bem fiel ao livro: Tris sai da Abnegação e vai para a Audácia, onde tem que passar pela difícil iniciação e lidar com as constantes ameaças à si mesma, tendo em vista que ela é Divergente, ou seja, não pode ser controlada facilmente. Durante sua iniciação, Tris conhece Quatro, seu instrutor; Christina, que se torna sua melhor amiga; Peter, que se torna seu inimigo; além de muitas outras pessoas. Para saber mais sobre a história do filme, leia a resenha do livro!






Confesso que senti falta de algumas cenas. Tris não faz algumas de suas tatuagens (os símbolos da audácia e da abnegação no ombro), e parece que escolheu as andorinhas aleatoriamente. Os membros da Audácia ficaram um pouco apagados, já que o filme focou na Tris e o Quatro. Peter não parece tão ameaçador como eu o senti no livro, e eu não vi a amizade fortalecida que existia entre a Tris e a Chris. Também senti falta do Edward, que mal é citado, e do Uriah, que não aparece. As cenas que foram acrescentadas também foram essenciais para ajudar os que não leram o livro a entenderem melhor o enredo.

Mesmo assim, eu adorei o filme. A atuação do casal protagonista foi ótima. Shailene me convenceu como Tris, e conseguiu me passar as emoções e conflitos que a personagem demonstra no livro. Theo conseguiu mostrar o lado sensível e o lado rude de Quatro, e a química dos dois estava ótima, mesmo com poucas cenas de romance! Também achei que Kate Winslet ficou ótima como Jeanine Matthews, agindo exatamente como eu imaginei que ela agiria.

A trilha sonora também merece destaque. Hans Zimmer realmente não brinca em serviço. As cenas estão perfeitamente sincronizados, nos passando as emoções certas nos momentos devidos. As músicas escolhidas também são ótimas, e incluem “Beating Heart”, da Ellie Goulding, que foi feita especialmente para a adaptação.

Eu recomendo o filme, sem dúvidas. Mal espero para assistir “Insurgente” (adoro as cenas da Tris na Amizade), que será lançado em maço de 2015, e “Convergente”, que será dividido em duas partes, que serão lançadas em 2016 e 2017.  


Quer ganhar ingressos para assistir ao filme? Não deixe de participar da promoção e concorrer a 5 pares de ingressos! Clique aqui e participe!