8 de abril de 2014

Breaking Bad - 1ª Temporada


Walter White (Bryan Cranston) é um professor de química de 50 anos. É casado, sua mulher está grávida e eles têm um filho de 16 anos com uma pequena deficiência mental e motora. White resolve mudar seu estilo quando descobre que está com um câncer terminal - e não tem muitos recursos para deixar sua família bem de vida após sua morte.

Assim, Walter resolve utilizar seus conhecimentos de química para fabricar metanfetamina, de modo a conseguir muito dinheiro em pouco tempo e deixar sua família bem. Para isso, associa-se com seu ex-aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul), que é traficante - sob a pena de denunciá-lo para a polícia caso não aceite seu antigo professor como seu novo sócio

Jesse e Heinsenberg

Ao longo dos sete capítulos de 50 minutos da primeira temporada, passamos a conhecer melhor cada personagem. Nos simpatizamos pela situação de Walt, percebemos o tanto que ele ama a família e, ao mesmo tempo, o tamanho de seu orgulho. Ficamos com raiva de Jesse por causa das mancadas que ele dá, mesmo Walt tendo falado exatamente o que deveria ter sido feito... E também passamos a gostar de Jesse, só por seu jeito de ser - completamente diferente do que pensaríamos de um traficante.

Em pouco tempo, sempre visando o lucro rápido em pouco tempo, Walter prova que ele tem o conhecimento necessário e o potencial para conseguir ser o produtor da melhor metanfetamina da área. Ele só precisa descobrir como fazer isso... E ninguém disse que será fácil.

Família de Walter durante uma intervenção.

Passamos a conhecer a família de Walt, e nos solidarizamos com eles. Percebemos sua preocupação com o professor, ao mesmo tempo que este se sente culpado por produzir a droga, e aliviado por ter um dinheirinho. Skyler, a esposa, percebe que tem algo errado, e não descansa até descobrir o que é; Flynn (ou Walter Jr), fica bravo com a situação, pedindo para que o pai lute contra a doença - o ator RJ Mitte atua muito bem e convence a qualquer um como o filho deficiente do protagonista. Acho que também é importante falar sobre Hank, o cunhado, casado com a irmã de Sky, que é um dos melhores policiais da DEA (Departamento anti-drogas norte americano).

Trailer em que Walter e Jesse 'cozinham'.

É interessante observar o contraste entre Walter, que está sempre de roupa social, e geralmente de verde; e Jesse, que vive com roupas totalmente informais, e varia entre o vermelho e o amarelo. Skyler, por sua vez, representando a família, está sempre usando azul.

A fotografia também é ótima. Deixa tudo ainda mais intenso, emocionante. Eu adorei a série, me conquistou desde o piloto. O roteiro é ótimo, e a série consegue nos prender do início ao fim. Vale mesmo a pena assistir!




(Todas as imagens são de reprodução)