25 de abril de 2014

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Nome: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 392

Por que sorrimos? Por que damos risada? Por que nos sentimos sós? Por que somos tristes e confusos? Por que lemos poesia? Por que choramos ao ver uma pintura? Por que nosso coração se descontrola quando estamos apaixonados? Por que sentimos vergonha? O que é essa coisa no fundo das entranhas chamada desejo?
El Paso, Texas, EUA, 1987. Aristóteles é um garoto solitário, sem amigos e com uma família com a qual ele não tem intimidade. Dante, por sua vez, é um garoto desinibido, próximo a seus pais e que sempre tem um sorriso na boca. Durante o verão, os dois garotos se encontram na piscina, e Dante ensina Ari a nadar. As aulas de natação evoluíram para uma grande amizade, com muito amor e carinho, diferente de qualquer coisa que Ari já tinha imaginado.

Eu gostei muito de Ari. Ele se sente sozinho, já que é diferente dos meninos da sua idade e não tem intimidade com sua família. Suas irmãs são 12 anos mais velhas e seus pais fingem que seu irmão, que está preso, não existe - o que revolta o personagem. O pai dele voltou diferente do Vietnã e não dá abertura ao filho, e a mãe, segundo ele, é uma fascista que o controla sempre. Ari com certeza seria amigo de Charlie, de "As Vantagens de Ser Invisível", já que ambos adoram pensar na vida. Ari está sempre cheio de conflitos internos e pensamentos aleatórios e inspiradores. Ele não se conhece, e sonha com o dia em que vai saber quem realmente é.

O Problema da minha vida era que ela tinha sido ideia de outra pessoa.
Então passei a me chamar Ari. Se tirasse uma letra, meu nome seria Ar. Achava que devia ser ótimo ser o ar. Eu poderia ser alguma coisa e nada ao mesmo tempo. Ser necessário e invisível. Todos precisariam de mim e ninguém conseguiria me ver.
Adorei Dante, que foi sempre admirado por Ari, e de seu modo leve e feliz de levar a vida. Ao contrário da maior parte dos adolescentes, Dante admite que é louco pelos pais, e esse relacionamento dele com seus pais encanta Ari. Mesmo com tanta positividade, Dante tem dificuldades em se encontrar, seja como descendente de mexicanos: ele não se vê nem americano, nem mexicano. Ele ama nadar, e fica feliz em ensinar seu novo amigo. Com o tempo, ele vai se descobrindo - e seus sentimentos por Ari podem não ser o que ele imaginava que eram de início.
Um dia eu vou desvendar todos os segredos do Universo.

O livro é separado em 6 grandes capítulos e vários subcapítulos, a maior parte deles curtos, todos narrados por Ari. A linguagem é simples, e faz com que a leitura flua de modo fácil e rápido. A cada pensamento do personagem, ficava ainda mais envolvida e encantada pela história. O livro ganhou o Printz Award, e não é à toa.

Antes de tudo, preciso falar dessa capa. Não é maravilhosa? O céu azul, no meio do deserto de El Paso, os desenhos (detalhe para a caveira mexicana lá em cima), a letra... Realmente, capricharam na capa! Agora, sobre a história, eu me encantei com o livro. A relação de Ari e Dante é simples e evolui rapidamente, os dois se deram bem desde o início e é uma delícia ver a interação entre eles. Assim que comecei a ler, não consegui parar até acabar. Amei conhecer cada personagem e entrar na mente e no mundo de Ari. Recomendo sem pestanejar!

Benjamin Alire Sáenz nasceu em 1954, no Novo México, EUA. É chefe do departamento de escrita criativa da Universidade do Texas em El Paso e escreve prosa e poesia para jovens e adultos. Em 2013, "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo" foi escolhido livro de honra do Michael L. Printz Award e recebeu o Stonewall Book Award, entre vários outros prêmios.

O livro será lançado pela Editora Seguinte no dia 30 de abril!