23 de abril de 2014

1010 maneiras de comprar (um livro) sem dinheiro

Antes de qualquer coisa: Feliz dia Mundial do Livro!

Que tal saber um pouco sobre essa data comemorativa? Ela surgiu há quase 90 anos atrás, na Espanha, pois foi a morte de Miguel de Cervantes (célebre autor espanhol que escreveu "Dom Quixote")  e, depois, foi instituída como mundial pela UNESCO (órgão dedicado à Educação, Ciência e Cultura da ONU), pois também coincidia com o dia da morte de William Shakespeare (outro célebre autor, dessa vez inglês, que escreveu obras como"Hamlet" e "Romeu e Julieta"). 

Imagem retirada do We Heart It

Na Europa, a data é comemorada com descontos em livrarias. Na Catalunha, local em que nasceu a data, surgiu uma iniciativa que promove a leitura e dá o livro outro valor diferente do dinheiro: 1010 Maneiras de Comprar Livros sem Dinheiro.

O fato do livro ser comprado sem dinheiro, porém, não significa que este será gratuito. O livro é vendido em troca de algumas ações realizadas e comprovadas pelos clientes. São ações que trazem benefícios para si e para os que estão a sua volta, demonstrando uma ação positiva, que traga algum valor, gere alguma utilidade ou desperte reflexões sobre consumo e sustentabilidade. São ações como deixar de fumar, tornar-se um doador de órgãos, dizer para sua mãe que você a ama...

A proposta surgiu de uma agência de publicidade em Barcelona. 20 voluntários trabalharam para catalogar os livros, todos doados, e atribuir seus preços. Alguns dos pagamentos podem ser feitos "à vista", com um fotógrafo registrando as ações ou "a prazo", em que as pessoas deveriam enviar uma prova da ação cumprida. Se a pessoa não fizer nada em troca, seria como se roubasse o livro.

Ano passado houve a terceira edição deste movimento, que teve eventos em várias cidades ao redor do mundo, como Madrid, Amsterdam, Buenos Aires e Montevidéu. Confira o vídeo da versão Uruguaia: 


Para saber mais, clique aqui!
Notícia retirada daqui!