1 de março de 2014

Cristo Redentor

Hoje é o aniversário do Rio de Janeiro, uma das cidades mais famosas do nosso país. E não é a toa! Realmente, cada vez que eu vou lá fico impressionada com a beleza do lugar, as praias, as montanhas, o verde e tudo mais! E, também, sempre que vou lá faço questão de visitar o cristo redentor, esse símbolo de nosso país e da Cidade Maravilhosa!

(foto minha)
História

A história da estátua vem de 1859, quando um padre, ao visitar o Rio de Janeiro, sugeriu um monumento religioso no topo do morro do Corcovado, o ponto mais alto da cidade. A sugestão foi apoiada pela Princesa Isabel. Somente em 1912 que o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde perseguiu tal ideia. 

Em 1921, nas preparações de comemoração do Centenário da independência do Brasil. Em 1922 houve um abaixo assinada solicitando a construção da estátua, o que foi aprovada pelo então presidente Epitácio Pessoa.
A pedra fundamental foi inaugurada em 1922 e, em 1923, o projeto foi escolhido. A imagem do cristo foi desenhada por Carlos Oswald e projetada pelo arquiteto francês Paul Landowsky. E, em 1931, o Cristo redentos foi inaugurado.

Hoje, o cristo redentor é o cartão-postal carioca e representa o Brasil ao redor do mundo. Em 2007, foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, em votação realizada pela internet e pelo celular (eu votei, hihihi). Outras obras eleitas foram o Coliseu e a pirâmide de Chichen Itza! 

Confira algumas fotos!
Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas (foto minha)
Vendo o Maracanã lá de cima!
Cristo redentor visto de longe (foto minha)
E o Rio de Janeiro continua lindo!