31 de outubro de 2013

Receitas de Harry Potter

Hoje é o dia das bruxas! Que tal comemorar com estilo e fazer receitas retiradas do próprio mundo bruxo para distribuir para as crianças? Pois bem, o Potterish, site de fãs de Harry Potter, tem várias receitas para nos ensinar! Separei algumas que eu, com certeza, quero experimentar!

Sapos de Chocolate




Ingredientes:
  • 1/4 de uma lata de leite condensado
  • 1 colher de sobremesa de qualquer tipo de chocolate em pó
  • Pouquíssima bolacha (salgada ou de maizena) ralada
  • Pequenos pedaços de chocolate
  • 2 colheres de sorvete de creme
  • Cobertura de caramelo
Modo de preparo:
Esquente no microondas por 3 min o leite condensado com o chocolate em pó e a cobertura de caramelo. Exatamente no momento que sair,  a bolacha, o sorvete de creme e os pedaços de chocolate. Misture bem e coloque no microondas por mais 3 min. Misture bem e faça a forma de 1 ou 2 sapos.


Feijõezinhos de Todos os Sabores




Ingredientes:
  • 1 kg de açúcar refinado
  • 2 xícaras de água
  • 4 colheres de sopa de goma sem sabor
  • 1 caixa de goma misturada com a “essência” do sabor que você quer (feijão cozido, fígado, cera de ouvido, pimenta, sardinha, morango, tripa, torrada, etc.)
  • Gotas de anilina para colorir o feijãozinho
Modo de preparo:
Derreta a goma com água em banho-maria e coloque a essência do sabor específico. Acrescente o açúcar e mexa bem. Mexa a mistura em seu caldeirão sem deixar ferver, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido, e então misture a anilina. Ponha tudo em um pirex untado com manteiga e deixe descansar de um dia para outro. Corte com cortadores de biscoito e deixe secar.


Cerveja Amanteigada



Ingredientes:
  • 1 xícara (240 ml) de água tônica ou água tônica sabor baunilha
  • 1/2 xíxara (120 ml) de xarope de *butterscotch (cobertura para sorvete)
  • 1/2 colher de sopa de manteiga
Mode de preparo:
1° passo: Coloque o xarope e a manteiga em um copo que comporte 480 ml. Aqueça no microondas em temperatura alta de 1 a 1 minuto e meio, ou até que o xarope comece a borbulhar e a manteiga tenha se misturado completamente.

2° passo: Mexa e deixe esfriar por 30 segundos, então misture com a água tônica devagar. A mistura irá efervescer um pouquinho.
3° passo: Sirva em duas canecas de café ou em dois copos pequenos, uma delícia quentinha de Hogwarts, perfeita para dois!


Eu ainda não testei, mas quero experimentar todos! E vocês, já fizeram alguma? Qual vocês querem mais fazer?
Gostou? Retirei as imagens e as receitas daqui!

30 de outubro de 2013

Adesivo Verde, por favor!

Muita gente diz que, antes de morrer você tem que fazer três coisas: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Você já fez alguma dessas? Eu já plantei uma árvore - e pretendo fazer os outros itens da lista mais para frente.


Se você quiser plantar sua árvore, agora chegou a sua chance! E você não precisa gastar nada para isso! O projeto "Adesivo Verde, Plante Árvores", do SOS Mata Atlântica e do Adesiva-me, pretende conscientizar as pessoas sobre a importância da reflorestação. Cada post feito para divulgar a campanha, seja em sites ou blogs, será plantada uma árvore! A campanha tem como objetivo plantar 100 árvores até o final do ano e cada site ou blog pode fazer apenas uma postagem sobre o tem! Que tal colaborar?

Plantar uma árvore pode trazer muitos benefícios não só para você, como para toda a sociedade, o meio ambiente e para o mundo. Milhares de hectares de plantas são queimadas ao redor do mundo, e é necessário repor tudo isso. Veja aqui as várias vantagens!


Vale a pena contribuir! É uma pequena ação, mas se torna uma grande mudança quando várias pessoas o fizerem!

Você pode participar plantando uma árvore AGORA de forma GRATUITA e contribuir para neutralizar as emissões de CO²! Conheça o Adesivo Verde!

Clique aqui para fazer a sua parte!


adesiva.me

28 de outubro de 2013

Instagrams Diferentes #2


Você está cansado de fotos com comidas, animais e paisagens no seu instagram? Eu sei que todo mundo (inclusive eu) adora postar esse tipo de foto, mas de vez em quando cansa, né? Por isso, separei alguns perfis que inovam e mostram coisas diferentes! Cada post que eu fizer vou postar um novo perfil e algumas fotos deles para vocês!

Hoje, vou falar do Virgin Spider, em que o artista Amin Melo utiliza seu boneco do Homem-Aranha em cenários que fazem referência não apenas à Marvel, como também a muitos outros desenhos/ quadrinhos/ filmes presentes em nossa cultura!!

26 de outubro de 2013

Minions fantasiados

Desde o lançamento de "Meu Malvado Favorito", em 2010, os minions conquistaram as pessoas! Os bichinhos amarelos fizeram tanto sucesso que, em breve, vão ganhar o seu próprio filme! Pensando nisso, muita gente resolveu adaptar os minions para seus universos favoritos!

A revista Zupi reuniu algumas dessas criações, que vão desde um minion no estilo Mario e Luigi (caçando bananas, ao invés de moedas, claro) à minions cantores, no melhor estilo Daft Punk! Confiram - e não esqueçam de me dizer quais vocês mais gostaram!
Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-20
Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-19
Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-17

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-16

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-14

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-13

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-10

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-9

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-8

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-7

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-6

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-5
  
Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-2

Despicable-Me-Minions-Dressed-Up-as-Pop-Culture-Characters-3
  

23 de outubro de 2013

Kiera Cass no Brasil!

Kiera Cass, a autora de A Seleção e A Elite, que já entraram para a lista dos meus livros favoritos, virá para o Brasil! Eu fiquei super feliz com essa notícia e estou torcendo para conseguir pegar um autógrafo dela quando ela vir para São Paulo!

Confirme sua presença nos eventos!

22 de outubro de 2013

As Palavras

Minha mãe assistiu o filme e, depois, ficou insistindo para que eu assistisse, falando que eu ia adorar! O livro contava sobre um escritor e falava sobre direito autoral (uma área do direito que me interessa bastante!). Eu vi que era com  o Bradley Cooper e eu fiquei ainda mais interessada em assisti! E, realmente, vale a pena assistir!

20 de outubro de 2013

Esqueletos de personagens!

O coreano Hyungkoo Lee fez umas fotografias muito legais: ele pegou alguns personagens de desenho animado e resolveu fotografar nada mais, nada menos do que os seus esqueletos... Isso mesmo! Seus esqueletos! E não é que ficou legal?

Huguinho, Zezinho e Luisinho

desenho_esqueleto_4.jpg

Pato Donald


mickey-mouse-cartoon-skeletons-Hyungkoo-Lee.jpg
Mickey
(esse aí é apenas um desenho, ele não fez efetivamente os ossos do rato da Disney)

db01-pateta.jpg
Pateta
(acho que esse foi o que mais gostei)


coyote-road-runner-cartoon-skeletons-Hyungkoo-Leejpg.jpg
Coiote e Papa Léguas
(entrando no site e vendo o coiote de perto, me lembrou muito o esquilinho de "A Era do Gelo", vocês não acham?)


desenho_esqueleto_1.jpg

Pernalonga


hyungkoo-lee.jpg

Piu Piu


jerrao.jpg

Tom & Jerry

E aí, o que acharam? Muito legal, né? Não deixem de conferir as fotos no site do coreano, tem os mesmo personagens de vários ângulos diferentes! Comentem!

(só uma nota: ao ver as outras fotos tiradas pelo fotógrafo, achei ele um pouco perturbado, vocês não acharam? hahahaha)

18 de outubro de 2013

Clipes com Famosos #3: Especial Aerosmith

O Aerosmith está no Brasil! Fará show hoje no Rio de Janeiro e dia 20 aqui em São Paulo. Para comemorar, vou postar alguns clipes da banda com vários famosos! Eu, infelizmente não vou no show, mas é uma ótima ideia para animar aqueles que estão se preparando para encontrar a banda logo, logo, não?

Alicia Silverstone
Cryin'

Crazy

Amazing

Já deu para perceber que eles gostam de colocar a Alicia Silvestone para aparecer nos clipes, né? Para quem não conhece, ela fez "De Volta para o Presente", um filme que vale a pena assistir!

Jessica Biel
Fly Away From Here

Liv Tyler e Bruce Willis
(A filha do vocalista da banda tinha que aparecer na lista, né! Os atores que aparecem aqui todos atuaram no filme "Armageddon", do qual a música faz parte da trilha sonora)

Gostaram da lista? Quem aí também adora Aerosmith? Já conheciam todas as músicas? Comentem!

17 de outubro de 2013

Você me viu por aí?

Oi, gente, tudo bem?

Vocês lembram que comentei do Outubro Rosa há uns dias atrás, né? Pois este é o mês que luta para a prevenção do câncer de mama!


Por conta disso, resolvi mostrar para vocês o livro "Você Me Viu Por Aí? - A busca da identidade depois do câncer", da Cristiana A. Castrucci!

16 de outubro de 2013

As Vantagens de Ser Invisível

Nome: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco

Eu queria ler "As Vantagens de Ser Invisível" faz em tempinho. Assisti ao filme e adorei! Fiquei super curiosa para ler o livro que deu origem - e, depois de entrar no skoob, tive ainda mais certeza do que queria: o livro praticamente só tinha resenhas positivas.


Charlie é um garoto diferente. Ele não sabe bem o motivo de ser assim (descobrimos no final do livro). Ele é, primeiramente, um garoto bom, sentimental, que quer sempre enxergar o lado bom das coisas e satisfazer a todos. O protagonista é muito honesto e sincero, mesmo que isso o coloque em problemas, e ele vê o mundo de um jeito muito simples, sem julgar os outros pelo que eles fazem. Por isso, os muitos temas polêmicos (homossexualismo, drogas, abuso infantil, aborto...) colocados na narrativa, não parecem tão polêmicos assim.

Logo na primeira carta, descobrimos que Charlie tinha acabado de perder o melhor amigo, Michael, que se suicidou antes de entrar no Ensino Médio. O protagonista, então, estava sozinho para essa nova fase de sua vida. De início, o primeiro novo 'amigo' que o garoto faz é seu professor de inglês avançado, Bill, que passa vários livros bons para ele ler ao longo do ano (em um próximo post, vou fazer uma lista dos livros indicados por Bill!).

É possível ver, ao longo das cartas, uma grande evolução de Charlie. Ele deixa de ser aquele garoto inocente que era e se joga no mundo, experimentando de tudo para conseguir, então, se sentir infinito. Tudo começa quando faz amizade com Patrick e com Sam. O primeiro é gay, não tem vergonha de fazer nada e tem um caso secreto com o principal jogador de futebol da escola. Sam, por sua vez, é endeusada pelo protagonista, fazendo com que ela pareça perfeita. Ela é muito legal, consegue consolar Charlie e, também, é muito bonita.

Com os novos amigos, Charlie descobre a importância de participar - e não apenas observar - o mundo que o cerca. O garoto passa a sair, se divertir, se apaixonar e, também, beber e fumar bastante e se drogar (o que fez com que o livro fosse censurado nos EUA).

Acho importante também falar um pouco sobre sua família. Ele tem um irmão mais velho, que já está na faculdade, e uma irmã, também mais velha, que está no último ano. É possível ver que ele se aproxima um pouco da irmã ao longo da narrativa. Também somos apresentados à Tia Helen, que era a pessoa que Charlie mais amava em sua família e que, sem dúvidas, influenciou grande parte de sua personalidade.


Quando comecei a ler o livro, gostei dele ter sido escrito inteiramente por cartas. Charlie, o protagonista de 15 anos, escreve cartas a um amigo desconhecido contando sua vida, e trocando os nomes para que não possa ser identificado. A linguagem é bem simples e o personagem se mostra bem ingênuo para um garoto de sua idade. Mesmo assim, não achei tão estranho - afinal, quando eu tinha 15 anos também era bem ingênua!

Eu gostei bastante do livro, apesar de não concordar com algumas atitudes de Charlie. O protagonista, inocente do jeito que é, não hesita em beber, fumar e se drogar. Imagino que isso seja consequência da influência dos amigos, já que quer sempre agravar, e não de sua ingenuidade: o garoto sabe o que está fazendo.

Achei que seu modo de escrever tornou a leitura fácil e bem tranquila, a narrativa por cartas faz parecer que o garoto quer alguma resposta sua, que ele está se comunicando com você. E eu gosto bastante disso em uma narrativa. A linguagem simples e a ingenuidade de Charlie, porém, não agradou a todos - já vi muitos que não gostaram do livro justamente por isso.


Quotes
Agora é meu livro favorito, mas sempre acho que um livro é meu favorito até eu ler outro
p. 19/20 
 A gente aceita o amor que acha que merece.
P. 35. 
E naquele momento, eu seria capaz de jurar que éramos infinitos
P. 49 
Ando pelos corredores da escola e olho as pessoas. Olho os professores e me pergunto por que eles estão aqui. Se eles gostam do emprego. Ou de nós. E me pergunto se eles eram tão inteligentes quando tinham quinze anos. Não por maldade minha. É só por curiosidade.
P. 152 
Eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso.
P. 192

Onde encontrar? Saraiva | Submarino | Cultura | Fnac

15 de outubro de 2013

Campanha: O livro certo sempre lhe fará companhia

A maior livraria de Israel, Steimatzk,y criou uma campanha ótima para incentivar a leitura! Foi divulgado há algum tempo atrás, mas achei muito legal e gostei bastante da campanha! 

Ela diz que "The Right Book Will Always Keep You Company", ou seja, o livro certo sempre lhe fará companhia! E, nela, vários personagens de livros clássicos da literatura estão dividindo a cama com os seus leitores. Muito legal, não acham? 

Confiram as fotos!

14 de outubro de 2013

Top 10: Mapas que você não vê na escola!

Você é daqueles que odeia geografia e não suporta ver um mapa? Pois bem, um site reuniu vários mapas com temas variados: vai de quantidade de ruivos na Europa ao navegador mais utilizado em cada país. Vale a pena dar uma checada! Peguei 10 mapas que eu curti aqui!

Esporte mais jogado nos países

12 de outubro de 2013

Top 5: Livros que marcaram minha infância

Hoje é, de novo, dia das crianças (iei) e nada melhor do que homenagear esse dia com um post! Dessa vez, vou falar sobre os livros que li quando era menor, vamos lá?

O Gênio do Crime - João Carlos Marinho

Esse é o primeiro livro que eu lembro de ter devorado (e cheguei a comprar toda a série da turma do Gordo depois).

O livro conta a história de um grupo de meninos que colecionam figurinhas de futebol. Quem completa o álbum ganha ótimos prêmios. Seu Tomé é o dono da fábrica de figurinhas - que podem ser fáceis ou difíceis de encontrar. Mas, de repente, os álbuns começam a ficar completos muito mais rápidos- culpa de uma fábrica clandestina que só vende as figurinhas difíceis - e seu Tomé não consegue dar o prêmio a todos. Isso causa uma revolta nas crianças.

Os protagonistas, Edmundo, Pituca, Bolachão e Berenice aparecem, então, para descobrir a fábrica clandestina e destruí-la. Mas ela é controlada por uma quadrilha chefiada pelo gênio do crime. Gordo está disposto a pensar no que for possível para desvendar esse mistério.




Puxa, qual bruxa? - Eva Ibbotson

Esse é outro livro que eu amava quando era criança. Cheguei a comprar vários da mesma autora de tanto que tinha gostado (como "O Segredo da Plataforma 13").

Aqui as bruxas são modernas e vaidosas, não usam vassouras para voar e adoram uma festa. O livro começa quando Arrimã, o Bruxo do Norte, comunica que está disposto a casar com uma feiticeira com os mais terríveis poderes. Todas as bruxas, então, são convocadas para fazer uma maratona de feitiçaria.

Entre as competidoras encontra-se Beladona, a que é praticante de magia branca - e não tem a menor chance contra suas concorrentes. Mas os feitiços da paixão são mais poderosos que qualquer outro - e preparam uma surpresa para Arrimã.





O Primeiro Amor de Laurinha - Pedro Bandeira

Essa é uma outra série que eu adorava. E esse foi o primeiro livro da série que eu li (tem "O mistério da fábrica de livros" e "As cores de Laurinha").

O livro conta a história da primeira vez que Laurinha encontra alguém que chame atenção. Ela está entrando na adolescência e nunca tinha sentido algo assim antes.

A menina conhece Adriano em uma brincadeira que ela sugeriu. E percebeu que o garoto novo não tirara os olhos dela durante o jogo.

O livro é curto, simples e uma leitura super gostosa!








Bom, Fábulas são aquelas histórias em que os animais falam e no final há sempre uma moral.

Foi aí que aprendi que uma boa ação ganha outra, pequenos amigos podem se transformar em grande amigos, mais vale uma vida simples e sossegada, que muito luxo, perigo e preocupação... Entre muitos outros.

Mas o que eu realmente gostava eram os animais falantes! E as ilustrações eram uma gracinha, gostava muito dos desenhos (e eles me ajudavam muito na hora da leitura, sem sombra de dúvidas)!









A operação do Tio Onofre - Tatiana Bellinky

Eu adorava esse livro e comecei a imitar a protagonista na brincadeira dela.

Talita adorava dar nome para os objetos de casa. Mas só valiam aqueles nomes que rimavam com o nome do objeto. Assim, a Mesa era Dona Teresa, o Armário era Dr. Mário e assim por diante. O que a família da menina não esperava era que essa mania dela os ajudasse em uma situação de perigo. E as rimas fizeram toda a diferença!








Bom, esses são alguns dos livros que marcaram minha infância. Com certeza tiveram muitos outros, mas esses são os que me vieram na cabeça quando lembrei daquela ótima época. E vocês, já leram algum desses? O que liam quando eram crianças? 

11 de outubro de 2013

Leia para uma criança!


Por mais um ano, o Banco Itaú investe em uma campanha de doação de livros. A campanha consiste na doação de livros infantis com o intuito de despertar nas crianças o prazer pela leitura.

As crianças são introduzidas no universo da leitura e da linguagem escrita por meio do adulto, e isso é muito importante para sua formação crítica. Por isso, vale muito a pena ler para uma criança e incentivar outros adultos a fazerem o mesmo!


A Fundação Itaú Social oferece ao público com a mesma qualidade daqueles que vemos na livraria. Para escolher os títulos, priorizam a qualidade e diversidade do gênero do texto, autores, ilustradores, projeto gráfico, editora e origem das histórias. Os títulos são premiados e recomendados por educadores e especialistas em literatura infantil.

Confira os livros que serão doados esse ano:

Eu solicitei os livros ano passado e eles chegaram em casa em ótimas condições! Vieram três livros, todos muito fofos, com ilustrações muito bonitas e com historinhas que são de encantar qualquer criança! Os textos também foram variados. Eram eles: "O Ratinho, o morango vermelho maduro e o urso esfomeado", "Lino" e "Poesia na Varanda" (este é da editora parceira do blog, a Gutenberg). Eu até tiraria fotos, mas os dei de presente para minha priminha, que adorou!


Para solicitar os seus exemplares, clique aqui!

Todas as imagens/ vídeos desse post foram retiradas do site do Itaú Criança.

10 de outubro de 2013

Outubro Rosa


Em outubro ocorre uma campanha bem legal, chamada de Outubro Rosa. Essa campanha visa conscientizar a população feminina da importância do auto exame para que se possa diagnosticar, precocemente, o câncer de mama.

O nome do movimento se refere à cor do laço rosa que simboliza, internacionalmente, a luta contra o câncer de mama. A campanha estimula a participação da população, de empresas e de entidades.

9 de outubro de 2013

Os Quatro Elementos

Outro dia vi uma tag super legal no blog Champagne Supernova! Ela deixou a tag aberta para quem quisesse responder, então cá estou eu respondendo mais uma tag! 

Funciona assim: temos que escolher alguns livros de acordo com o que está sendo pedido. E, é claro, que os pedidos estão relacionados com os elementos: água, fogo, ar e terra! Foi difícil encontrar alguns, mas consegui achar tudo!

8 de outubro de 2013

O Livro das Princesas

Assim que vi que a Meg Cabot e a Paula Pimenta escreveriam um livro juntas, não tinha nem dúvida que compraria esse livro assim que fosse possível! E, ainda bem que comprei!


O livro conta a releitura atualizada de quatro princesas: Bela, Cinderela, Aurora e Rapunzel. Para isso, a Editora Galera Record chamou 4 autoras, nacionais e internacionais, para reescrever esses histórias. Meg Cabot (O Diário da Princesa), Paula Pimenta (Fazendo meu Filme), Lauren Kate (Fallen) e Patricia Barboza (As mais) aceitaram o desafio e, como o esperado, o resultado ficou ótimo! Li o livro rapidinho e não tenho dúvidas que eu recomendaria para qualquer pessoa que adora princesas!

Além disso, a capa do livro é uma fofura! Super feminino e com elementos que remetem a cada uma das histórias! O livro tem releituras fantásticas e ainda consegue deixar a sua estante mais bonita!

7 de outubro de 2013

Os leitores e suas loucuras

Publicado dia 03/09/2013, pela Revista Época


























"Há quem acredite que ler livros é um sinal de inteligência. Discordo. A convivência diária comigo mesmo e as conversas com outros leitores me mostraram que somos tão atrapalhados, distraídos e imperfeitos quanto os não-leitores. Lemos não por superioridade nata, mas pelo desejo ingênuo (ou inconsciente) de tentar mitigar nossas falhas intelectuais. É um esforço divertido, mas de eficiência duvidosa. Sou uma prova viva disso. Já usei esta coluna para dizer as maiores obviedades, me contradizer e espalhar inúmeras bobagens. Errei as grafias de títulos de livros e nomes de autores. Chamei Franz Kafka de alemão – o coitado nasceu em Praga. Esqueci os créditos de tradução de um livro e tive de me desculpar, na caixa de comentários, com a própria tradutora. Graças à infinita tolerância da internet aos erros, essas bobagens foram corrigidas. Algumas desapareceram rapidamente; outras, vergonhosamente tarde. Que venham as próximas.  
Para quem ainda acredita que nós, leitores, merecemos crédito por nossa inteligência, Manual prático de bons modos em livrarias (Seoman, 232 páginas, R$ 32) é a prova definitiva do contrário. O livro é uma coletânea de textos publicados no blog homônimo, criado em 2011. Sua autora, a livreira Lilian Dorea, coleciona histórias engraçadas do cotidiano nas livrarias e relatos de conversas insólitas com fregueses. O resultado é um retrato bem-humorado de nossos piores momentos dentro de uma livraria, registrados por quem tem a paciência infinita necessária para nos atender. Depois de ler os relatos reunidos no livro, não me restaram dúvidas. A literatura é infinitamente vasta, mas nossa ignorância é ainda maior.
Manual prático de bons modos em livrarias revela que somos incapazes de cumprir tarefas aparentemente simples, como reconhecer que uma livraria vende livros, que e-books não ficam em prateleiras e que o sujeito uniformizado com o crachá no meio da livraria é, sim, um vendedor.
Isso sem falar no nosso total despreparo para encontrar os livros que procuramos. É como se deixássemos o senso crítico na entrada da livraria e nos atirássemos numa série interminável de atitudes vexatórias. Desaprendemos a pedir "por favor" e a dizer "bom dia" aos livreiros. Procuramos Saramago nas prateleiras de literatura brasileira e Clarice Lispector nas de autoajuda – e ainda reclamamos quando eles não estão lá. As palavras e ideias se embaralham em nossas cabeças. Maquiavel vira o autor de O pequeno príncipeVade Mecum vira Mad Max e Herman Melville, de Moby Dick, vira o fundador da rede Starbucks. E há aqueles momentos em que, cegos pela nossa ânsia consumista, nos esquecemos de tudo sobre nosso objeto de desejo. Há quem chegue à livraria sabendo apenas a cor de sua capa do livro que quer comprar, ou uma palavra do título. E azar do livreiro se não conseguir encontrá-lo. 
Atormentados pela convivência com esses leitores, alguns livreiros sucumbem e passam a agir como eles. A autora, impiedosa, não deixa de registrar esses momentos. Há o vendedor que confunde os romances de Agatha Christie com histórias de vampiros. Há a que mistura Ágape, do Padre Marcelo Rossi, com O Aleph, de Paulo Coelho. E outra que, incapaz de escrever o nome de Max Weber corretamente no sistema, tenta convencer o freguês de que um livro do autor não existe. (Há alguns anos, na seção de discos de uma grande livraria de São Paulo, perguntei ao vendedor sobre uma gravação do Requiem de Mozart. Ele respondeu, impassível, que Mozart não gravou nenhum rap. A história não tem nada a ver com o livro, mas tive de registrá-la aqui.) São falhas perdoáveis. Como escreve Lilian, "o delírio é contagioso". Todo livreiro é um leitor, antes de tudo, e está sujeito aos problemas cognitivos que nos acometem quando pisamos numa livraria.  
Alguns leitores ou livreiros podem se identificar com as histórias e sentir vergonha de erros passados. Não importa. Lembre-se de que o senso comum é generoso com os leitores: conservaremos sempre nossa fama de inteligentes, apesar de todas as nossas bobagens. E podemos nos divertir com elas. É impossível ler o Manual prático de bons modos em livrarias sem rir dos leitores e de seus disparates. Para entrar no clima, não anote o título antes de procurá-lo numa livraria. Esqueça o nome da editora. Diga ao livreiro que você quer o livro daquela blogueira. Aquele com a capa meio cor-de-rosa."
Sobre o Autor: Danilo Venticinque é editor de livros da Época. Ele conta com a revolução dos e-books para economizar espaço na estante e colocar as leituras em dia. Escreve às terça-feiras sobre os poucos lançamentos que consegue ler, entre os muitos que compra por impulso. Twitter.