16 de dezembro de 2013

A Esperança

Nome: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Pode conter spoiler dos dois primeiros livros


Katniss acorda e descobre que seu distrito não existe mais e que, todos os que sobreviveram estão no distrito 13. Um distrito que, até então, ninguém acreditava ainda existir. Só salvaram Katniss para que ela possa ser o tordo deles - e, assim, ser um ícone da rebelião.

O distrito 13 passou anos se fortalecendo para, então, poder atacar a capital e se unir aos rebeldes dos outros 12 distritos. O distrito é forte, super organizado e bem-estruturado. A única coisa que faltava para que pudesse começar a rebelião era algo que unisse a todos.

Katniss nunca teve a intenção de ser o símbolo dos rebeldes. A única coisa que ela sempre quis foi manter sua família segura. Por meio de um simples ato, impensado, Katniss se tornou a esperança para muitas pessoas, sinônimo de mudança. E ninguém acredita que ela nunca quis cometer um ato de rebeldia.

A garota, portanto, chega ao Distrito 13 abalada, confusa e sem querer ser o tordo da revolução. Ela percebe, porém, que somente assim conseguirá salvar Peeta. Ela é induzida a fazer tudo o que Coin quer para alcançar seus objetivos. A presidente Coin é manipuladora e consegue fazer a cabeça de muitos personagens, inclusive Gale, o melhor amigo de Katniss. 


Eu demorei bastante para ler esse livro depois de ter lido "Em Chamas". Eu terminei o 2º livro super empolgada, animada e querendo saber o que iria acontecer. Mas, ao contrário do que imaginava, o terceiro livro não continuou no mesmo ritmo de "em Chamas", e eu acabei desistindo da leitura por um tempinho. E só retomei agora, depois de ter assistido o filme!

Agora, percebi que tinha que ter lido antes! Katniss se mostra ainda mais confusa e sem certeza do que realmente quer fazer. Ela percebe o quanto gosta de Peeta, mas não consegue enxergar que o ama (mesmo seus pensamentos indicando isso) e que se preocupa muito com ele. Mesmo assim, acho que ela não o merece. Gostei bastante de conhecer melhor Prim, que cresceu muito rápido e se tornou uma garota muito madura, com um futuro brilhante como médica do distrito 13.

Confesso que um dos motivos pelo qual não curti muito o livro a primeira vez que comecei a ler foi a falta do Peeta. Durante a primeira parte do livro, ele só aparece poucas vezes durante propagandas da Capital na televisão - e vemos como que ele está sendo tratado por lá.

Uma pena que o destino não cooperou com alguns personagens. Fiquei triste com algumas mortes, com o que a tortura da Capital, que transformou o modo de agir de alguns. Mesmo assim, percebi que o livro é bem real. Não se pode ter controle sobre nada quando estamos numa guerra.

Eu recomendo o livro! Apesar do livro ser uma distopia, toda a situação é muito real. Os personagens têm atitudes humanas, Panem realmente é um pão e circo e o cenário de guerra, as diversas propagandas que servem para enganar a população... A trilogia, como um todo, é ótima! Virou, sem dúvida, uma das minhas favoritas! O melhor livro, a meu ver, é "Em Chamas", mas vale a pena ler os três. Katniss é uma personagem cativante, mas Peeta foi o personagem que mais me cativou!