27 de novembro de 2013

O Diário de Anne Frank

Livro: O Diário de Anne Frank
Autora: Anne Frank
Editora: Livros do Brasil


O Diário de Anne Frank narra a história de uma garota durante pouco mais de dois anos. Não seria diferente de outros diários de adolescentes de 13 anos, mostrando todas as preocupações da fase, mas Anne é judia. E vive o período da Segunda Guerra Mundial.

Pouco depois de completar 13 anos, a garota se viu obrigada a se esconder, junto com sua família e outros judeus, em um pequeno anexo localizado no ex-escritório de seu pai, quando os nazistas invadiram Amsterdã, na Holanda. 

Ao longo de seu diário, Anne se preocupa em relatar seu cotidiano. Um cotidiano regado ao medo, à insegurança e à falta de liberdade. Ela mostra suas percepções sobre o mundo, sobre o que está acontecendo do lado de fora, sobre as pessoas com quem convive diariamente e sobre o que está sentindo.

Anne viveu no anexo por pouco mais de 2 anos, junto com sua família e mais alguns judeus. Ela amava e admirava seu pai, sempre conflitava com sua mãe, e encontrou lá o seu melhor amigo - e por quem passou a ter sentimentos mais fortes-, Peter

A garota já escrevia antes de ir ao anexo, contando sobre seu dia-a-dia pouco antes de fugir. Mas, após ouvir na rádio um incentivo à documentação dos eventos ligados à guerra, se dedicou ainda mais, sentindo que, talvez, pudesse contar sua história para as próximas gerações.


O diário foi publicado em 1947, por Otto Frank, o pai que Anne tanto amava. Ele lutou para realizar o sonho da filha, que morreu no campo de concentração, provavelmente em fevereiro de 1945.

Parte do diário oficial. Foto: reprodução.

Posso afirmar, sem dúvidas, que esse foi um dos livros que mais me abalou. A história, em si, já é triste. Sempre que lembrava que era real e que tudo o que Anne narrou realmente aconteceu, lágrimas apareciam em meus olhos. O pior de tudo é saber que aquelas pessoas ficaram mais de dois anos trancadas, sem sair do lugar, para depois serem pegas e irem para o Campo de Concentração. 

Anne é uma garota cativante, de personalidade e opiniões fortes. Para alguém que estava vivendo na situação dela, ela foi realmente uma guerreira. Aceitou a situação, percebeu que aquilo era o melhor para ela, e conseguiu fazer o máximo para sobreviver àquilo - mesmo sabendo quão absurdo era. Ela amadureceu tremendamente durante seu período no anexo - e cresceu muito como pessoa.

O pai de Anne foi muito inteligente em perceber a situação política que estava vivendo e conseguir o esconderijo, para proteger sua família. Tenho certeza que não foram muito que tiveram tal visão. E, realmente, o plano tinha tudo para dar certo. Uma pena que não deu. Por pouco. Por tão pouco! 

Não consigo acreditar que as pessoas tenham realmente concordado com essa decisão absurda de que alguém deve ser exterminado apenas por suas crenças. É uma coisa totalmente irreal. Só de imaginar passar por alguma situação parecida me deixaria aflita.

Enfim... Eu recomendo o livro. Mas você tem que ser forte - e se preparar psicologicamente para sentir suas emoções à flor da pele. 

Quotes
Apesar de tudo, eu acredito na bondade humana.
Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos.
O papel tem mais paciência que as pessoas. 
 Veja o site oficial aqui.