19 de novembro de 2013

Em Chamas - O Filme

Se quiser ler a resenha do livro, clique aqui!


O filme é continuação de Jogos Vorazes (leia aqui). Após ganharem a última edição, Katniss e Peeta são obrigados à participar da Turnê da Vitória, em que passarão por todos os distritos. Acontece que, durante essa turnê, terão que comprovar que só desafiaram a Capital por conta do amor deles, que não poderiam imaginar viver um sem o outro, caso contrário, aqueles a quem amam poderiam sofrer nas mãos da Capital. Acontece que Katniss se tornou um símbolo, uma esperança para todos os distritos.

Como o presidente não se sentiu convencido, resolveu aproveitar que esse seria o ano do Massacre Quartenário, e fazer uma edição especial dos jogos, para provar que nem os Vencedores poderiam desafiar a capital: eles serão os participantes dos próximos jogos.

Mas não será apenas Katniss que demonstrará revolta diante dessa situação. Todos os tributos estarão unidos contra a capital, sem acreditar nessa situação ridícula que terão que viver mais uma vez.



É claro que tiveram algumas cenas que faltaram, porém, não achei que foram relevantes - e, apesar de eu gostar de algumas, não achei que a falta delas foi relevante para o contexto em geral. Gostei muito das cenas adicionais! O livro, ao contrário do filme, é narrado pela visão da Katniss. Por causa disso, pudemos ver cenas extras. Adorei as da neta do Snow, que idolatra Katniss, usa a trança da Katniss, sonha em ter um amor como o dela com Peeta... Eu achei muito engraçado!

Sobre os atores, todos interpretaram muito bem seus papéis, nos emocionando bastante! Dá para ver como Katniss vive com medo, somente pela expressão de Lawrence. Gostei muito dos atores escolhidos para os novos tributos, principalmente Johanna - a atriz Jena Malone arrasou!

O cenário também estava muito bom. A arena ficou muito parecida com o que eu imaginei, o distrito 12 - inclusive na área dos vitoriosos - era pobre, triste. O figurino também estava ótimo! 

Eu achei a adaptação ótima! Foi muito fiel ao livro! Como eu disse na resenha do livro, esse é o meu favorito da trilogia. Eu já tinha achado que tinham sido fieis no primeiro filme, então minhas expectativas para esse estavam bem altas. E, posso te afirmar, não me decepcionei nem um pouco! Inclusive, sai do cinema já com vontade de assistir de novo!