8 de outubro de 2013

O Livro das Princesas

Assim que vi que a Meg Cabot e a Paula Pimenta escreveriam um livro juntas, não tinha nem dúvida que compraria esse livro assim que fosse possível! E, ainda bem que comprei!


O livro conta a releitura atualizada de quatro princesas: Bela, Cinderela, Aurora e Rapunzel. Para isso, a Editora Galera Record chamou 4 autoras, nacionais e internacionais, para reescrever esses histórias. Meg Cabot (O Diário da Princesa), Paula Pimenta (Fazendo meu Filme), Lauren Kate (Fallen) e Patricia Barboza (As mais) aceitaram o desafio e, como o esperado, o resultado ficou ótimo! Li o livro rapidinho e não tenho dúvidas que eu recomendaria para qualquer pessoa que adora princesas!

Além disso, a capa do livro é uma fofura! Super feminino e com elementos que remetem a cada uma das histórias! O livro tem releituras fantásticas e ainda consegue deixar a sua estante mais bonita!



A Modelo e o Monstro
Meg Cabot

Belle Morris é uma modelo famosa - e só tem essa profissão porque tinha que ajudar o pai a pagar as dívidas - apaixonada por livros! Seu pai se casou novamente e quis levar ela e a meia-irmã para um cruzeiro - que vai de Miami a São Paulo -, para os quatro comemorarem a lua de mel. Logo no primeiro dia, Belle se apaixona pelo Sombrio Misterioso, que a observava da Suíte Real. O rapaz é misterioso e vive nas sombras. Será que ele esconde alguma coisa?

Eu amo o que a Meg Cabot escreve, e com esse conto não poderia ser diferente. Belle é diferente do que imaginamos sobre modelos e gostei muito de sua relação com Adam, o sombrio misterioso. Apesar disso, achei o desfecho do conto muito rápido - os dois se apaixonaram rápido demais! Precisava de mais detalhes - tenho certeza que leria tranquilamente um livro inteiro sobre eles! O que vale, também, nesse conto é a moral, de que a beleza não é o que realmente importa - mas sim o que a pessoa é por dentro!



Princesa Pop
Paula Pimenta

Cintia Dorella viu seu mundo ruir após pegar o pai com outra mulher. Agora vivia com a tia, não falava mais com o pai, sua mãe havia se mudado para o Japão e, ainda, não acreditava mais que o amor podia existir. Para tirar a cabeça dos problemas, Cintia começou a trabalhar como DJ, o que era ótimo, já que uma das coisas que ela mais amava era a música! Um belo dia, se vê contratada para tocar na festa de 15 de suas meia-irmãs. E é lá que conhece Frederico, um garoto que faz o seu mundo voltar a ter cores. Mas será que sua madrasta vai deixar que ela fique com o garoto de seus sonhos tão facilmente?

Eu não tenho dúvidas quando digo que esse é o melhor conto do livro! Paula Pimenta conseguiu me conquistar ainda mais! Todos os detalhes da história da Cinderela estavam presentes: os sapatinhos, a madrastá má (que raiva dela!), as irmãs fúteis, o príncipe... Com certeza uma releitura super moderna e típica de uma história da Disney! Eu amei o conto e só consegui parar de ler quando chegou finalmente o final! Recomendo sem pensar duas vezes!



O Eclipse do Unicórnio
Lauren Kate

Percy vai para Paris, contra sua vontade (nunca vi tanta gente viajando para lugares legais contra sua vontade como tenho visto nas minhas últimas leituras!), junto com sua turma de francês. O que era uma viagem romântica se tornou um pesadelo depois que sua namorada terminou com ele e cancelou a viagem. 
Talia, por sua vez, é a princesa de um grande reino que recebe diversas qualidades de anjos, em seu nascimento, mas também uma maldição. Maldição essa que a fará dormir um sono quase eterno.

Dentre as histórias, essa foi a que menos gostei. Não achei uma boa releitura do conto da Bela Adormecida - a autora utilizou-se de poucos elementos da atualidade, na minha opinião. Os protagonistas também não me convenceram. Percy ficava reclamando o tempo todo, de repente foge da turma de francês, supera a desilusão amorosa e foge com Talia. Tudo em menos de 2 horas (oi?). A garota, por sua vez, acorda depois de mil anos e nem fica triste por ter perdido todos a quem conhecia e estar num mundo totalmente diferente. Além disso, ela nem falava um francês direito e Percy entendia tudo (ele era americano, por sinal). Não fez nem sentido. 

Eu, inclusive, fiquei com vontade de tentar modernizar esse conto de fadas! Já vieram até algumas ideias na cabeça! Se eu realmente fizer isso, aviso aqui para vocês! 



Do Alto da Torre
Patrícia Barboza

Camila Soares é uma garota de 14 anos, que sonha em ser cantora, e que tem os cabelos super longos. Quando tinha 11 anos pegou uma doença grave e sua madrinha, que também é sua tutora, fez uma promessa em que a garota não poderia cortar os cabelos até completar 15 anos. Isso fez com que ela passasse a ser chamada de Rapunzel. Para mostrar seu talento, a garota conta com a ajuda de Pedro, seu melhor amigo, que emprestou uma peruca e um óculos para que ela cantasse em um canal online - e ela faz sucesso como Mila Tower. Próximo a seu aniversário de 15 anos, com o show de talentos da escola logo ali, Camila descobre que seu amor pode estar bem ali, ao seu lado!

Esse conto me deixou morrendo de vontade de conhecer mais da literatura de Barboza! As autoras nacionais realmente foram uma ótima surpresa nesse livro! O conto foi uma ótima releitura, adorei a escrita de Barboza, as personagens me conquistaram e a história é muito fofa! Mesmo com poucas páginas, a história foi desenvolvida muito bem! Patrícia Barboza ganhou uma nova fã!


Apesar de não ter curtido muito o conto de Lauren Kate, eu amei o livro! As autoras brasileiras arrasaram e conseguiram mostrar que podem, sim, fazer sucesso ao redor do mundo! Junto com Meg Cabot, elas conseguiram fazer com que os leitores entrassem com tudo nas histórias e ficassem sonhando com os próprios contos de fadas!