3 de outubro de 2013

A Pílula Mágica

E mais uma vez um vídeo me inspirou para escrever uma crônica. Dessa vez, foi propaganda da Coca Cola da Espanha (o vídeo é em espanhol). A empresa colocou um anúncio no jornal, sem se identificar, falando que havia criado a 'Magic Pill', uma pílula capaz de fazer com que a pessoa emagreça e que combate a obesidade. As três primeiras pessoas a responder ao anúncio receberiam uma caixinha gratuita do remédio.

Assim que receberam as inscrições, a Coca Cola escolheu três candidatos, entrou em contato com suas famílias e amigos e fizeram uma ação muito legal: mostrando que mágica nenhuma existe, tudo depende da sua própria determinação. Confira o vídeo:


A Pílula Mágica

Eu já estava cansada do meu peso. Eu não conseguia mais emagrecer. Dieta vai, dieta vem, mas eu nunca havia conseguido me manter no peso certo. Um dia, ao olhar o jornal, vi um anúncio que mostrava uma pílula mágica, inovadora, que permitia a qualquer um alcançar o peso certo em pouquíssimo tempo. Dando continuidade, eles diziam que as primeiras pessoas que ligassem, conseguiam uma amostra! Eu provavelmente não seria chamada, mas não custava nada ligar, né?

Depois de uma semana, descobri que havia sido uma das primeiras - e precisava ir até a empresa para retirar a minha amostra. Já marquei para o dia seguinte e estava super animada! Acordei cedinho (tinha que chegar lá às 9 horas, e não podia atrasar), me aprontei e desci para pegar o carro. Não acreditei. O pneu estava furado. Mas como? Ontem estava tão direitinho! Olhei no relógio e vi que não daria para esperar a assistência chegar com um pneu novo. Porque eu não comprei um step, heim?

Resolvi, então, chamar um táxi. Chegou rapidinho. Entrei, indiquei o endereço. Minha onda de azar pareceu estar aumentando. O carro simplesmente parou, ele disse que não estava pegando direito e me pediu ajuda para empurrar. Eu, já inconformada e com pressa, levantei, sai do carro, e empurrei. E não é que o motorista saiu andando e me deixou para trás!? Ainda bem que eu tinha saído com minha bolsa!

Estava perto do metrô e resolvi comprar duas passagens logo, uma para ir, outra para voltar. Não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Se eu não quisesse tanto essas pílulas, nem teria me importado. Peguei o trem e consegui um banco. O trem estava lotado! Passadas poucas estações, uma moça grávida apareceu no meu lado. É claro que eu cedi meu lugar para ela, né? Também gostaria que fizessem isso comigo se eu estivesse em sua situação!

Quando cheguei na estação que tinha que descer, a escada rolante estava quebrada. Caramba, quanta coisa num dia só! Subi as escadas e cheguei exausta na rua. Segundo tinha pesquisado, teria que dar uma caminhadinha de uns 15 minutos para chegar no local. Que bom! Pelo menos estava um pouco adiantada - tinha meia hora para chegar lá! Não imaginava que chegaria com tanta folga - estava com muita pressa, para dizer a verdade. 

Caminhando em calma, parei para pedir informações para uma senhora, que estava parada sentada em um banco na rua. Ela abriu um sorrisão quando me viu e aproveitou para me pedir ajuda. Ela estava com duas sacolas pesadas de compras e não conseguia carregar ambas ao mesmo tempo para seu andar, o primeiro, do prédio em que estava sentada na frente. Como eu tinha tempo, resolvi ajudá-la. Uma boa ação sempre faz bem! Depois ela me passou a informação que eu precisava e agradeceu pela ajuda.

Finalmente cheguei no prédio! A empresa se localizava no terceiro andar. Ainda bem que não era tão alto, porque o elevador estava quebrado. Depois do azar todo que tive naquele dia, não estranhei ter encontrado mais alguma coisa contra mim, né? Cheguei super cansada no andar, me apresentei para a recepcionista, que me pediu para aguardar. 

Passados poucos minutos, fomos a uma salinha, onde ela me entregou uma caixinha, bem grande até. Quando abri, percebi que tinha uma tela do lado de dentro. Era um vídeo, e o título era "A Pílula Mágica" - eu estranhei, mas a moça disse que eram as instruções. Okey então, né? 

Logo percebi que era mentira. O vídeo mostrava nada mais, nada menos que eu mesma! Eu correndo atrás do táxi, eu cedendo meu lugar para a mulher grávida, eu subindo as escadas do condomínio... Tudo o que eu tinha considerado grande azar - e também a minha boa ação - estavam recordados ali no vídeo. Depois mostrou um making off. O taxista era contratado pela empresa, a moça grávida não estava naquela condição, a velhinha estava ali só me esperando... Achei engraçado, mas ainda não tinha entendido nada. Foi então que apareceu a mensagem: "A pílula mágica está dentro de você e você pode tomá-la todo dia". 

Assim que o vídeo acabou, meus pais e meu namorado entraram na sala, sorrindo. Eles tinham ajudado naquilo tudo! Fiquei super feliz! A empresa, que descobri ser a Coca Cola, então me deu uma consulta a uma nutricionista e também me indicou algumas academias perto da minha casa, para que eu começasse a tomar a minha própria pílula mágica.

Hoje já consegui emagrecer tudo o que precisava. Não me importava de descer as escadas do meu prédio para chegar no meu carro e não morria de preguiça de ir na academia todo final de tarde. Realmente, aquela pílula mágica mudou a minha vida!

A propaganda: A Coca Cola da Ibéria aposta em um estilo de vida saudável e convida aos cidadãos a se levantarem contra o sedentarismo. Para tal, criaram anúncios de televisão que mostram o impacto negativo do sedentarismo para nossa saúde e mostram algumas atitudes que a empresa faz para ajudar com isso. Assim, contou com ajuda das empresas Publicis e SCPF para mostrar que, na realidade, é possível combater esse mal (veja aqui o compromisso assumido, em espanhol). A propaganda faz parte da campanha "Cambia Las Estatísticas" (mude as estatísticas), que pode ser vista aqui!