2 de setembro de 2013

Li até a Página 100 e... #2: Cisne


Li até a página 100 e... é um meme criado pelo blog "Eu leio eu conto" em que respondemos algumas perguntas sobre o livro que estamos lendo. A ideia surgiu, pois até a página 100 já conseguimos ter uma ideia sobre o livro! Como muita gente gostou da ideia, a seção do blog virou um meme e agora está passeando pela blogosfera! 

Hoje, resolvi falar sobre o livro "Cisne", da série "Uma geração, todas as decisões", da Eleonor Hertzog. Vamos lá?



Primeira frase da página 100: "- O Príncipe não vai sumir, sorriu Talita."

Do que se trata o livro: O livro conta a história de uma família - dois cientistas e seus 8 filhos - que vivem a bordo do Cisne, um barco que tem como principal função fazer pesquisas ligadas à biologia marinha. Os filhos sonham em estudar na Escola Avançada de Champ-Bleux, assim como seus pais, que forma os melhores cientistas do planeta. Logo no início, também recebemos a notícia de que o barco vai abrigar dois estagiários de Tarilian, o outro planeta habitado conhecido pelos terráqueos. E isso pode ser mais importante do que parece para as relações entre os dois planetas.

O que está achando até agora? Estou gostando bastante do livro. A família é muito simpática e já me conquistou logo de início! Pelo que já foi dito, parecem ser bem diferentes do que o resto dos cientistas da Terra: eles conversam com qualquer um, seja ele cientista ou não! Além disso, estou super curiosa para conhecer os tarilianos e ver quão iguais - ou diferentes - eles são dos terráqueos!

O que está achando da personagem principal? Bom, na verdade são vários personagens principais! São 2 grandes cientistas, Doris e Henry, e 8 irmãos: Teo, Ted (gêmeos nº1), Tom, Tim (gêmeos nº 2), Peggy, Pam, Lis e Bobby! Eu gostei bastante de todos. Os irmãos se dão muito bem, melhor do que muitos irmãos que a gente vê por aí - e isso não os impede de encherem uns aos outros. Eles são simpáticos e engraçados. Por enquanto, o que mais me chamou a atenção foi Tim, que não perde a oportunidade de fazer uma brincadeira com os outros e é o que mais sonha em ser cientista, como os pais!

Melhor quote até agora: Bom, como eu já disse, não sou muito ligada em quotes. Nesse livro, eu adorei o prólogo - que fala da Terra como se fosse alguém de fora observando e depois mostra como nosso planeta deve lidar sabendo que não estão sozinhos. Vou copiar uma parte para vocês:
"Eles seriam reunidos agora: jovens cheios de criatividade, planos e sonhos, com o coração generoso que apenas os jovens sabiam ter. Eles eram os melhores. Neles, toda esperança estava depositada. Se eles falhassem, seria o fim.
Que os sonhos fossem grandes o bastante.
Que o corações fossem realmente generosos.
"
 Vai continuar lendo? Vou sim! Eu li as 100 primeiras páginas bem rápido - não achava que já estava na página 100 quando reparei! Apesar do livro ter 832 páginas, eu tenho certeza que vou ler bem mais rápido do que eu imagino!