7 de setembro de 2013

Isso ou aquilo?


Oi, gente!

Vi esse meme outro dia no Sometime Luv e adorei! Como ela deixou aberta para qualquer um responder, resolvi repetir aqui no blog! 

Funciona assim: são perguntas com duas opções e você tem que escolher qual é a sua e explicar o motivo! Vamos lá?


1. Audiobook ou livro?
Eu não preciso pensar nem duas vezes para falar que é livro! Eu só ouvi o audiobook uma vez, quando tive que ler Dom Quixote para a aula de espanhol. A gente lia o livro e ouvia o audiobook ao mesmo tempo, para facilitar a compreensão. 

Eu acho que colocar o livro em som tira duas coisas que eu amo: a ação de ler, já que provavelmente muita gente deixa de ler o livro para escutá-lo; e a possibilidade de você imaginar a voz dos personagens! Eu, pelo menos, imagino cada personagem com uma voz - e isso fica mais difícil com o audiobook, não?

2. Capa dura ou mole?
Depende. Eu acho livros com capa dura mais bonitos - e também são mais fáceis de preservar na estante, principalmente se tiverem a capa. Mas, para ler, eu gosto mais de livros de capa mole. Os livros que eu tenho de capa dura foram mais difíceis de ler, pois ele não tem tanta 'flexibilidade'... 

Assim, para ler eu prefiro capa mole; e para deixar a estante mais bonita, capa dura!

3. Ficção ou não-ficção?
Ficção, sem dúvidas! A maior parte dos livros que leio são fictícios, ou seja, a história não foi baseada em uma história real! Um dos meus gêneros favoritos, inclusive, é a distopia - uma história que se passa num mundo bem diferente do que o que vivemos hoje em dia! Não que eu não goste de livros baseados em histórias reais, mas eu prefiro os de ficção.

4. Fantasia ou vida real?
Por livros de fantasia, entendo aqueles que tem elementos não reais - e que nunca poderiam acontecer na vida real! E eu gosto bastante desse tipo de livro (Harry Potter, O Hobbit, Crepúsculo...)... Mas eu também adoro livros que contam histórias que poderiam acontecer na vida real, tanto que um dos meus gêneros preferidos é o chick-lit, que normalmente conta a vida de alguma mulher/ adolescente (Fazendo Meu Filme, Anna e o Beijo Francês, A Garota Americana...). Posso escolher os dois?! Se não, acho que prefiro livros que mostram a vida real!

5. Harry Potter ou Twilight?
Olha, quando li os livros, confesso que adorei os dois! Mas, entre eles, não tenho nem dúvidas que prefiro Harry Potter! JK Rowling realmente consegue nos prender do primeiro ao último livro e todos os seus personagens são ótimos, bem construídos, com personalidades bem marcantes. Já em Crepúsculo, eu não gosto muito da Bella - principalmente no segundo livro! Ela parece depender do Edward para todo tipo de coisa, como se ele fosse a razão da vida dela. Um pequeno spoiler, mas não dá para evitar: quando é que eu ia ficar desesperada para salvar uma pessoa que simplesmente me abandonou, me deixou sofrendo durante milhares de meses? E eu sempre quis ser convidada para estudar em Hogwarts... Não digo o mesmo para virar uma vampira - imagina que horror viver se alimentando de sangue?!

6. E-book ou livro físico?
Eu prefiro livro físico. Eles são mais bonitos e nada substitui o cheirinho de livro novo e o nosso tato virando as páginas! Não que eu não leia e-books. Se eu não tivesse meu tablet, eu não curtiria ebooks (ler no computador é o ó), mas o tablet me permite ler na minha caminha sem ter que levantar para apagar a luz depois - o que é uma beleza. Mas mesmo assim, eu não abro mão dos meus livrinhos físicos de jeito nenhum!

7. Comprar ou pegar emprestado?
Eu prefiro comprar. Adoro ter aquele livro que eu amei a disposição para ler quantas vezes eu quiser! Eu também adoro olhar para minha estante e ver todos os livros que eu tenho! Fico muito feliz! Não que eu não goste de pegar emprestado, né? De vez em quando pego um ou outro... Mas prefiro comprar!

8. Livro único ou série?
Eu prefiro séries. Só não gosto quando tenho que esperar um tempão para saber o que vai acontecer! Eu acho muito legal você acompanhar a vida de um personagem por mais tempo! Mas eu também adoro livros únicos - um livro bem escrito, mesmo que não tenha continuação, também é ótimo! 

9. Livraria física ou online?
Eu adoro livrarias físicas! Você pode ver seus livros com calma, procurar, ver o que tem de novo, ver a capa de perto... Mas para comprar, prefiro as online! Elas sempre aparecem com promoções ótimas, os preços são muito mais em conta e, ainda, você nem precisa sair de casa para comprar! No final, prefiro as online.

10. Livro longo ou curto?
Depende. O quanto você considera longo? E curto? Eu gosto daquele livro que é do tamanho certo. Ele tem o tanto de páginas certo para explicar tudo o que precisa ser explicado, para você se apaixonar pelos protagonistas e pela história. Não gosto de livros que são longos porque enchem a história de momentos desnecessários, com descrições de coisas que não precisavam ser descritas e diálogos que não acrescentam nada para o desenvolver da história. Então o livro pode ser curto, pode ser longo, desde que seja na medida certa!

11. Drama ou ação?
Ação. Eu não gosto quando o livro tem muito drama - fica mais tempo debatendo uma mesma coisa - e pouca ação. Adoro livros que nos dão adrenalina, que ficamos animados com o que está acontecendo! 

12. Ler no seu canto ou tomando sol?
Eu amo ler deitada. A maior parte das minhas leituras é feita enquanto estou deitadinha na minha cama. Então, leio muito no meu canto. Mas quando estou na praia, não penso duas vezes em levar meu livro para a piscina ou para a praia e ficar lá variando entre a leitura e um pulo na piscina ou no mar. Se aqui em São Paulo eu tivesse a possibilidade de ler debaixo do sol em uma praia, tenho certeza que ficaria bem bronzeada hahaha

13. Chocolate quente, café ou chá?
Mas que pergunta! Óbvio que eu prefiro chocolate quente! Principalmente no friozinho! É uma delícia me esquentar com um chocolatinho... mas também eu sou chocólatra, meio difícil responder diferente, né? Agora, entre café e chá, confesso para vocês que eu não curto café. Se é para ficar acordada, pego um chá verde ou um chá preto (que têm mais cafeína do que café, por final) e tomo!

14. Ler resenha ou decidir por si?
Olha, eu gosto de escolher meus livros por mim e ler a resenha depois que eu já li, para ver se as pessoas acharam a mesma coisa que eu, se compartilham de alguma opinião que eu também formei e essas coisas. Normalmente, eu sei se o livro é bom ou ruim pelos grupos no facebook que participo sobre a leitura (The Books Times e Li e Indico). Quando muita gente começa a falar do mesmo livro, dou uma pesquisadinha para ver se é do meu gosto mesmo!


E aí, gostaram do meme? Eu deixo livre para qualquer um que quiser responder! Vocês compartilham das mesmas opções que eu? Comentem!