13 de setembro de 2013

Donnie Darko

Para comemorarmos nossa Sexta-Feira 13 de 2013, resolvi falar sobre um filme sombrio, Donnie Darko. Adorei esse filme quando assisti e, então, dei de presente para meu namorado – assim poderia ver (quase) sempre que quisesse (uhul - segundas intenções! hahaha)



O filme conta a história de Donnie Darko, um adolescente que tem sonambulismo, comportamentos peculiares e, por isso, foi diagnosticado com esquizofrenia. O garoto sempre se depara com um coelho gigante (e medonho), Frank, que logo no começo do filme, salva sua vida (o acordando minutos antes de uma turbina de avião cair em seu quarto, na sua cama).

Frank vive revelando, com contagem regressiva, o tempo que falta para o mundo acabar (que, por acaso, coincide com o dia do Halloween). Impressionado pelo fato de ter sua vida salva pelo coelho, Donnie se deixa influenciar – e começa a estudar viagens no tempo e estudar metafísica.

Para ajudar com isso, conversa bastante com alguns professores e com sua psicóloga. Acrescentando, ainda, apesar de Donnie odiar basicamente todo mundo em sua escola, começa a namorar Gretchen. A garota é, assim como ele, um pouco perturbada e incompreendida. Talvez por isso que se deram bem. Ela se torna outra pessoa com quem o protagonista pode conversar.

Pior ainda, o garoto começa a cometer atos de vandalismo, por causa das exigências de seu ‘amigo’ imaginário (?) e coisas estranhas começam a acontecer – o que só confirma a teoria de Frank. Tudo parece estar caminhando diretamente e dentro do tempo que o coelho propõe.



O filme é ótimo. Não tem uma cena que é de se jogar fora. Passamos a gostar – e desgostar – de Donnie de acordo com o modo que ele age em relação a si mesmo e ao que é proposto para ele. Mas tentamos entender por causa de seus problemas psicológicos. Já Frank é a melhor figura do filme, fazendo aparições sinistras e tendo falas ótimas, nos levando a pensar (Em resposta a uma pergunta sobre sua aparência, responde “Porque você está vestindo essa fantasia idiota de humano?”). Porém, cabe a nós perguntar: se Donnie era mesmo esquizofrênico? até que parte o que nos foi contado é verdadeiro? Super recomendado!

Ps. Só para vocês saberem. A irmãzinha de Donnie, Samantha, interpretada pela mesma atriz que fez Samara em “O Chamado”, passa por um problema semelhante ao do irmão, alguns anos mais tarde. Vale a pena conferir “S. Darko”, o segundo filme. Não é tão bom quanto o original, mas, ainda assim, não conseguimos tirar os olhos da tela.