22 de setembro de 2013

Cisne

Nome: Cisne
Autora: Eleonor Hertzog
Editora: Dracaena*
*A nova edição do livro será lançado pela editora LetraImpressa.

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a autora por me disponibilizar o livro! Adorei o livro e fiquei muito feliz com nossa parceria!


A família Melbourne é diferente de qualquer outra! Para começar, eles moram no Cisne, um barco. Os pais, Doris e Henry são dois biólogos marinhos importantes e reconhecidos. Depois, a família tem vários irmãos! Primeiro vem Ted e Teo, com 16 anos cada; depois Tim e Tom, com 15 anos; depois Pam e Peggy (essa foi adotada), com 14 anos; Lis, com 13; e Bobby, com 8. Uma baita família, não?

Doris e Henry estudaram em Champ-Bleux, a melhor escola avançada da Terra. Tim, um dos gêmeos, sonha em ser cientista, como os pais, e convence todos seus irmãos a prestarem os testes para entrar na renomada escola (menos Bobby, que é muito novo para prestar os exames). 

O processo seletivo da escola é muito difícil - e poucos conseguem entrar: apenas 250 pessoas na Terra inteira por semestre! Não se sabe ao certo quais são os critérios para passar pela psicoaptidão (um teste que demonstra quem realmente tem aptidão para aguentar os 10 anos de curso) e também não se sabe quais foram os erros cometidos por aqueles que não passaram. Assim, a escola consegue formar os melhores cientistas do planeta - e faz com que todas as outras tentem copiar seus métodos.

Normalmente, o barco viaja apenas com a família. Dessa vez, porém, o Cisne parte viagem com alguns convidados peculiares. Jean é um repórter francês ruivo que conheceu os Melbourne durante uma reportagem e nem sonhava em acompanhá-los no Cisne. Além dele, dois cientistas tarilianos (sim, não estamos sozinhos no universo!) do intercâmbio inter planetar, juntamente com um jornalista de seu planeta.

Não que isso seja coisa boa. "Terráqueos não toleravam tarilianos. Tarilianos não toleravam terráqueos. Uma rivalidade havia surgido e parecia ter vindo para ficar. E aumentar" (p. 232). Uma agradável estadia desses cientistas extraterrestres no Cisne é essencial para evitar um conflito entre os dois planetas.

E, ao longo das 832 páginas (que passam rapidinho), ficamos cada vez mais intrigados com os mistérios que envolvem o Cisne, seus personagens, e o universo único que o livro nos introduz! E, é claro, ficamos cada vez mais curiosos para saber o que vai acontecer com cada um dos personagens!


Antes de tudo, vou fazer uma pequena crítica. Quando comecei a ler o livro, fiquei um pouco confusa com a falta de travessões. O personagem começava a falar, mas o término de sua fala não era um travessão. Mesmo assim, depois de me conectar com a história (o que não demorou muito), a falta dos travessões não me atrapalhou mais e foi super tranquilo de ler. No blog da autora, percebi que não era a única a fazer essa crítica. Ela anunciou aqui que já está modificando esse detalhe para a próxima edição que será publicada pela editora LetraImpressa.

Agora, vamos aos personagens. A que eu mais gostei foi Peggy, a filha adotada da família que está envolta em mistérios - não conhecemos direito o seu passado. Ela é uma garota alegre, inteligente, falante, que se entrosa facilmente e é de confiança de todos. Também gostei bastante de Tim - um dos personagens que é mais ligado à Peggy - e seu jeito inquieto de ser. Tim não para quieto um instante e está sempre aprontando alguma coisa. Eu adorei o personagem, mas tenho certeza que ficaria irritada se tivesse um Tim na minha vida (que nem alguns irmãos, que se irritam com ele)! O personagem, ao contrário do que eu esperava, é o que mais demonstra interesse em ser cientista - e se esforça ao máximo para conseguir alcançar seu sonho. Henry, o pai, também merece destaque. Ele é o tipo de homem que faz tudo do jeito que acredita ser certo. Ele não tem medo de ninguém e consegue se impor. Tem uma personalidade forte e consegue ser engraçado e carinhoso.

No geral, adorei a família. O modo como eles se comunicam entre si e com os outros é ótimo! Eles são super unidos, apoiam uns nos outros para as decisões que precisam tomar, se entrosam super bem em qualquer lugar, são sempre bem-vindos e se esforçam para fazer o bem para a população... Realmente é uma família de se admirar!

Também fiquei super curiosa quanto à alguns personagens que também irão para Champ-Bleux e adorei conhecê-los um pouco mais. Gostei de ter conhecido os amigos de Henry e de Doris - e de entrar um pouco em seu mundo e ver como tudo parece estar debaixo de algo bem maior do que imaginamos! Também adorei conhecer os tarilianos (principalmente Tian, que é mais sociável) e ver sua rivalidade com a Terra - mesmo que aparentemente gratuita.

Eu adorei o livro! Fiquei muito envolvida nesse universo criado pela autora, fiquei amiga dos irmãos Melbourne e também ansiosa para os testes de Champ-Bleux. E ainda estou super curiosa para descobrir os mistérios que envolvem a família e os personagens envolvidos! Agora só com a continuação, Linhagens, que foi lançado durante a Bienal do Rio de Janeiro, no último dia 1º! Recomendo para todos!

Ficou curioso?
Clique aqui para conhecer melhor Tarilian.
Clique aqui para conhecer melhor a Escola Avançada Champ-Bleux.

Onde encontrar? Saraiva | Cultura | Direto com a autora (autografado)