28 de julho de 2013

O Homem de Aço

Após o fracasso de "Superman: O Retorno", de 2006, O Super Homem volta com tudo!  Tendo Christopher Nolan como produtor (depois do sucesso de Batman) e Hans Zimmer como responsável pela trilha sonora, não teria como não nos sentirmos atraídos por esse filme, certo? Comigo, pelo menos, foi assim! E eu não poderia deixar de assistir!


Nesse novo filme do Super Homem, acompanhamos a trajetória do herói desde seu nascimento, próximo ao fim de seu planeta, e entendemos alguns dos motivos pelo qual ele é tão especial: ele foi o primeiro, em muitos anos, a nascer naturalmente (todas as pessoas de seu planeta nasciam a partir de um Codex, e já nasciam com uma missão de vida, quisessem eles ou não). Para salvar sua espécie, percebendo o risco de Kripton, o pai biológico de Clark resolve mandá-lo dentro de uma cápsula para um planeta onde seu filho poderia viver tranquilamente.

Já na Terra, acompanhamos alguns episódios da vida de Clark. Sua infância, quando sofria bullyng da sua turma por ser diferente - e pelo fato de não poder fazer nada para mudar isso, por causa de sua força -; sua adolescência, quando descobre ser um alienígena, mesmo não querendo ser como tal; a morte de seu pai adotivo, que não queria que ele demonstrasse seus poderes; e alguns outros incidentes que mostram o quão deslocado Clark se sentia aqui na Terra.

E é num desses incidentes que, ao descobrirem um objeto no ártico, depara com Louis Lane, uma jornalista investigativa que está tentando entender o que é aquele objeto encontrado - e, ao se machucar, é salva pelos poderes do Homem de Aço. É também nesse objeto - que depois descobrimos ser uma nave de Kripton - que Clark descobre de onde veio, quem é seu pai e o motivo de estar na Terra.

E, é claro, a reativação da máquina chama a atenção de seus irmãos kriptonianos, que vêm à Terra para encontrar um novo planeta para viver! E quem melhor do que o Super Homem para impedir essa dominação extra-terrestre?


Antes de tudo, preciso falar do nome do filme... "O Homem de Aço"? O que eles quiseram fazer? Tentar atrair os fãs de "O Homem de Ferro"? Olha que eu vi bastante gente que descobriu que não era o Homem de Ferro só na hora de assistir o filme!

Outra coisa que eu não curti muito foi a destruição. Vamos pensar assim: o Super Homem é um alienígena. Ele que trouxe vários alienígenas para a Terra por causa dele e, ao invés de levar a luta para um lugar afastado, onde não tem muita gente para se ferir, ele luta bem ali, na frente de todo mundo - e fazendo com que todos corram risco de vida, além de destruir a cidade inteira. Pois bem. Mesmo depois disso tudo, ele é recebido como herói! Sendo que, se não fosse por ele, a Terra provavelmente nem seria invadida por alienígenas!

Um detalhe que eu gostei foi a Louis Lane. Nos quadrinhos, ela desconfia, mas não tem certeza que o seu namorado é, na verdade, o Super Homem. Como alguém que é considerada uma das melhores jornalistas não consegue descobrir que o Super Homem é seu namorado sem óculos? Nesse filme, Louis mostra que é mesmo uma boa jornalista: ela consegue descobrir, antes de todo mundo, quem realmente o Super Homem é!

Outra curiosidade que eu achei interessante foi a de que este é o único filme em que a Kriptonita, a pedra que tira os poderes do Super Homem, não aparece! Provavelmente foi deixado para a continuação... Agora é só esperar para ver, né?

Esse vídeo contém spoilers - só assista se você não tiver problemas em descobrir algumas partes importantes do filme -, mas achei super engraçado! Pela internet, vemos várias paródias sobre a destruição causada pelo super herói - e o fato de que ele irá se encontrar com Batman, que não quer de jeito nenhum que ele leve essa destruição para Gotham! Espero que vocês gostem do vídeo!



Apesar de tudo, eu gostei do filme. O Super Homem nunca foi meu super herói preferido, mas eu gostei bastante do filme! Christopher Nolan, junto com a trilha sonora de Hans Zimmer, o filme consegue nos deixar presos o tempo todo (ele é bem comprido: tem quase 2h30!). Também achei bem interessante descobrir a origem do super herói e ver como ele lidá com o fato de ser um alienígena que mora em nosso planeta!Se você curte super-heróis, vale a pena assistir!