4 de julho de 2013

A Origem do "Tio Sam"

Outro dia, passeando pela internet, encontrei um site que contava da onde tinha vindo o Tio Sam. Para aqueles que não sabem, o Tio Sam é um 'ícone' do exército norte-americano que chama a população para se alistar ao exército. Tenho certeza que você já viu o cartaz abaixo em algum filme, não?


O Tio Sam, na verdade, nunca lutou pelo exército americano. Na verdade, ele era Samuel Wilson (1766 - 1854), um comerciante que fornecia carne para o exército norte-americano durante a Guerra Anglo-Americana, em 1812, que garantiu a independência dos Estados Unidos.

Os barris de comida eram enviados com as iniciais U.S. (United States - Estados Unidos em inglês). Porém, as iniciais eram as mesmas para Uncle Sam (Tio Sam, em inglês). Os soldados, então, adoravam brincar que o U.S. nos barris eram a sigla do nome do fornecedor, não do nome do país! E passaram a chamar o responsável por sua alimentação de "Tio"!

Em 1870, mesmo depois da morte de Samuel, a figura do Tio Sam se tornava cada vez mais popular. Thomas Nast, um cartunista, resolveu dar um rosto a ele - inspirado em seu ex-presidente Abraham Lincoln. Em sua interpretação, o Tio usava roupas com cores da bandeira do país (vermelho, azul e branco).

Bastante famoso nos EUA, a figura do Tio Sam ganhou fama internacional durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918). Os desenhos de Nast foram alterados por James Flagg e, a partir de então, o Tio Sam passou a ser este do cartaz que conhecemos. A partir de então, ele incentivava os jovens e a população norte-americana a participar do exército (I want you for the US army - Eu quero você para o exército dos Estados Unidos). Somente em 1961 que o Tio Sam virou um símbolo nacional!


Interessante, não? Tenho certeza que Samuel Wilson, que só fornecia alimento para o exército, imaginaria que um dia viria a ser um símbolo nacional! 

Ah! E feliz dia da independência dos Estados Unidos (não foi por acaso que resolvi postar isso em 4 de Julho, hahaha)!


Descobri aqui!