14 de junho de 2013

Cidade dos Ossos

Nome: Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record

Fazia tempo que eu queria ler essa coleção. Sempre ouvi falar muito bem dela e tinha certeza que pelo seu conteúdo, essa coisa meio sobrenatural de caçadores de sombras, nephilins e demônios, os livros me conquistariam. E não foi diferente. Aproveitei uma promoção no submarino e já comprei os quatro livros lançados de uma vez! E pode ter certeza que não me arrependi!

"... Mas achei que fosse só uma história.
- Todas as histórias são verdadeiras"
(página 255)

Clary é uma garota de 15 anos, ruiva, que mora no Brooklyn, em Nova York. Durante suas férias, resolve ir junto com seu melhor amigo, Simon, para a Pandemônio, uma balada. Lá, presencia um assassinato, cometido por três jovens com tatuagens estranhas. Antes que pudesse pensar em fazer qualquer coisa, como ligar para a polícia, o cadáver sumiu. E, ainda, ninguém além dela conseguia ver o que havia acontecido por lá - nem mesmo Simon.

Clary sai assustada, sem entender direito o que se passou. No dia seguinte, encontra de novo um dos adolescentes que cometeu o crime - Jace - e descobre que ele é, na verdade, um Caçador de Sombras, que tem como missão proteger os seres humanos de criaturas sobrenaturais, em especial dos demônios. 

Depois de encontrar seu apartamento destruído por um demônio e de ter sua mãe desaparecida, Clary se vê obrigada a ir para o Instituto - o local onde os caçadores de sombra de Nova York vivem - e abre seus olhos para um mundo muito maior do que o que ela conhecia. Um mundo no qual tudo aquilo que acreditávamos ser apenas histórias, não o são. Vampiros, lobisomens, fadas e sereias não são mera invenção de nossa imaginação.

E é a partir daí que a protagonista parte em busca de sua mãe - e em busca de sua própria história. Conhecendo seu passado Clary consegue ajudar os Caçadores a encontrarem o Cálice Mortal e o temeroso Valentim, que muitos acreditavam estar morto há anos - e que tem planos malignos para o futuro dos Caçadores de Sombras.

O livro é tão bom que até a Meg resolveu ler (que cachorro não gostaria de uma "Cidade dos Ossos", né?)

O livro é muito bom, fiquei presa a cada capítulo e não queria parar de ler! Os personagens são bem construídos, ficamos curiosos com o que vai acontecer com eles e o mundo construído pela autora torna-se plausível - tudo o que precisamos saber para entendê-lo é explicado! Gostei muito da Clary (ela não é daquelas mocinhas chatas, talvez também pelo livro ser narrado em terceira pessoa, né?), de Jace (gente, o ator que faz o Jace é muito diferente do Jace que eu imaginei!) e dos outros personagens que são importantes para o livro, como Simon, Luke, Isabelle e Alec. Mesmo assim, espero que o relacionamento entre os quatro caçadores de sombra seja mais detalhado no próximo livro, nos permitindo conhecer melhor os irmãos Lightwood! O final é surpreendente, ficamos com água na boca para começar logo a ler "Cidade das Cinzas!


E aí, ficaram animados? Prepare-se para o filme: vai lançar dia 23 de agosto deste ano? Todos preparados para a pré-estreia? Confiram o trailer!


Onde encontrar? Saraiva | Cultura | Fnac | Submarino