28 de junho de 2013

15 filmes proibidos

Há alguns dias, falei sobre 15 livros proibidos em alguns países. Resolvi repetir a dose e falar, agora, sobre 15 filmes proibidos! Que tal checar a lista? 

Eu vos saúdo Maria

O filme foi banido da Argentina por ser considerado um insulto ao Cristianismo. O roteiro retria a história da Virgem Maria, que é estudante, joga basquete, trabalha como frentista e namora um taxista. O que mais causou polêmica foram as cenas de nudez!
O filme foi cenurado no Brasil pelo presidente José Sarney, apoiado por Roberto Carlos. Porém, muitos artistas, intelectuais e músicos, como Caetano Veloso, organizaram sessões clandestinas de exibição da obra.


Rambo IV
O filme foi censurado em Myanmar por causa do modo como os soldades birmaneses foram retratados no filme.  Os grupos que lutavam pela democracia do país, por outro lado, consideraram uma representação quase fiel da realidade de Myanmar e distribuiram cópias ilegais com o intuito de protestar e mobilizar a população.

Ben-hur
O filme foi banido da China, pois faz apologia do cristianismo e, assim, poderia incentivar a população a adquirir crenças religiosas.

Sonho Azul
O filme foi censurado na China, pois mostra os abusos cometidos pelo regime comunista do país nas décadas de 1950 e 1960. Como pena, o chinês Tian Zhuangzhuang, diretor do longa, foi proibido de fazer filmes por dez anos.

Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida
O filme também foi banido na China, pois mostra o governo do país como desorganizado e conivente com sociedades secretas.

Os Infiltrados
Novamente, a China baniu o filme por motivos políticos. Uma das cenas sugere que o governo chinês pretende utilizar armas nucleares contra Taiwan.

Encouraçado de Potemkin
O filme, que conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin, foi censurado na França, por que poderia inspirar revoluções; e na Alemanha, por fazer apologia ao marxismo. 

Lista de Schindler
O filme conta a história de um empresário alemão que ajuda a salvar milhares de judeus. Por ser alusivo às causas dos judeus, foi banido pelo governo da Indonésia. Uma curiosidade: Ralph Fiennes, que interpretou Voldemort nos filmes de Harry Potter, participa desse filme!

Código da Vinci
A história do famoso professor Robert Langdon causa polêmica ao questionar alguns valores religiosos. Por causa disso, foi censurado pelo governo das Ilhas Salomão - suas referências poderiam engraquecer as raízes cristãs do país. 

Distrito 9
O filme conta a história de alienígenas que vão parar na Terra, ficando presos na África do Sul. Lá, são confinados em um distrito (que nem ocorria na época do Apartheid), onde compram comidas (de gato) e armas de quadrilhas nigerianas. Por casua disso, o filme foi banido da Nigéria: foi considerado xenófobo e preconceituoso. 

Último Tango em Paris
O filme, que conta a história de um americano que se envolve, anonimamente, com uma parisiense libertina, foi censurado durante dois anos em Portugal, por apresentar conteúdo sexual muito pesado (imagina só a censura que sofreria "50 Tons de Cinza", né?).

Borat
O filme conta a história de um dos melhores jornalistas do Cazaquistão, que viaja até os Estados Unidos para fazer um documentário. O protagonista tem um humor negro e age de modo a se ridicularizar. Por causa disso, foi censurado no Cazaquistão e, por ser 'grosseiro e extremamente ridículo', foi banido em todo o mundo árabe (com exceção do Líbano).

Terror sem limites
O filme conta a história de um ator pornô decadente que participa de filmagens com estupro de crianças, incesto e necrofilia. Com o intuito de preservar a vida e a integridade da pessoa humana, esse foi o primeiro filme a ser banido no Brasil após a Ditadura militar.

O Segredo de Brokeback Mountain
O filme tem cenas envolvendo homossexuais. Por isso, foi censurado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, vez que o islamismo, região da confederação, proíbe relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O Exorcista
O filme foi censurado no Reino Unido até a década de 1990, por ser considerado extremamente assustador.

Lista retirada desse site.