3 de maio de 2013

Conheça Lilian Carmine: a autora brasileira que só foi reconhecida ao escrever em inglês

A Random House britânica é uma das maiores editoras do mundo. De acordo com seu side, menos de 1% dos originais não solicitados são publicados. Tais originais são aqueles publicados em sites amadores e 'descobertos' pelos funcionários da editora. 


Foi o que aconteceu com "The Lost Boys". A diretora de ficção da editora inglesa, Gillian Green, recebeu a dica de uma amiga. E foi atrás da história que era a mais lida do Wattpad, um site canadense que tem mais de 10 milhões de narrativas.



A história, escrita em inglês, começou a ser escrita em 2010 por Lilian Carmine. No final de 2012, o site mostrava 32 milhões de vizualizações para os 49 capítulos do livro, cerca de 650 mil leituras da história inteira. 

Acontece que, ao contrário do esperado, Lilian Carmine é a paulistana Bruna Brito, 35, que nunca morou fora, nem estudou muito o inglês. Ela aprendeu por conta própria, lendo livros como 'Harry Potter' e vendo séries. 

A autora resolveu escrever em inglês para ser lida. Ela já tentou publicar vários livros infantis - mas foi negada em várias editoras.

O pseudônimo foi adotado exatamente para deixa-la mais a vontade, impedindo o conhecimento de seus conhecidos sobre seus romances, e facilitando para os nativos da lingua inglesa saber o nome da autora. 

Gilian, após ler a história, não pensou duas vezes antes de chamar a brasileira para publicar o livro. Ela ficou surpresa de não ter notado os detalhes 'estrangeiros', mas estava tão envolvida na história que não reparou.

O contrato foi assinado para uma trilogia. O Wattpad ficou apenas com os 6 primeiros capítulos do primeiro livro e, para não frustar os fãs, ela começou uma história paralela com os mesmos personagens. "The Lost Boys 1" sairá em setembro, numa rede que envolve 19 países e é o maior selo da editora. Os direitos do livro já foram vendidos para o Brasil, e será publicado pela LeYa.

Bruna não recebeu uma proposta milionária, mas pretende passar um ano no exterior com o marido para treinar seu inglês. Apesar de escrever bem, sente-se travada na hora de falar - e precisa estar bem na hora de dar entrevistas.


The Lost Boys
O livro conta a história de Joe, uma garota que conhece Tristan, um garoto que, na verdade, é um fantasma. Ela não desconfia, mas estranha o fato dele não sair do cemitério. Essa é a ponta da trama, que inclui romance, fantasia e uma banda de rock. O livro é do gênero 'New Adult', que visa o público entr 15 e 30 anos, sendo mais maduro e provocativo que "Crepúsculo", que é 'Young Adult'.

Notícia adaptada da Folha de S. Paulo