30 de abril de 2013

Extras de Harry Potter!

Oi, gente!

Hoje vim aqui para falar sobre três livros 'extras' da série Harry Potter. Os livros não são essenciais para entender a história, mas são um bônus, para aqueles que adoram matar a saudade, mas não querem ler o livro mais uma vez.

Animais Fantásticos e onde habitam


O livro é uma edição especial, feita também para os trouxas (por isso que temos em mãos) de um livro didático do próprio Harry Potter. Então, além do conteúdo, temos rabiscos e anotações feitas por Harry e seus amigos (o que pode gerar risadas!). 

Como é um livro utilizado em alguma de suas aulas, ele serve para instruir os alunos quais são os animais fantásticos e quais seus costumes. Aparecem animais que já vimos nos livros, como uma acromântula ou um hipogrifo, como também outros que não conhecemos, como o Furanzão. Juntamente com a explicação de cada um desses animais, vem a classificação do Ministério da Magia (que vai de "Tedioso" até "Mata bruxos/ impossível treinar ou domesticar"). Antes do início do livro, também temos uma pequena introdução do autor e uma breve história da classificação dos animais e dos seres. 

Eu tinha visto um pedaço de "Harry Potter e o Cálice de Fogo" na televisão e fiquei morrendo de vontade de voltar à magia de Hogwarts, e esse livro foi uma ótima escolha para voltar à esse mundo! Só que agora a vontade de receber uma cartinha da escola de magia e bruxaria britânica também voltou, né?

Os Contos de Beedle, o Bardo


Sabe os contos dos irmãos Grimm? Os contos de fada que você ouvia seus pais contarem quando eram crianças, antes de ir dormir? Pois bem! Em "Os contos de Beedle, o Bardo", conhecemos aqueles contos contados de pai para filhos pelos bruxos! A diferença, aqui, é que o protagonista faz parte do mundo mágico - e precisa aprender a lidar com sua capacidade de fazer magia para resolver os problemas.

O livro é composto de 5 contos: "O Bruxo e o Caldeirão Saltitante", "A Fonte da Sorte", "O Coração Peludo do Mago", "Babbity, a Coelha, e seu Toco Gargalhante" e "O Conto dos Três Irmãos". Para aqueles que acompanharam a série "Harry Potter", sabe que esse último é muito importante para o desenrolar do livro! Os contos são muito legais e ensinam lições para os bruxinhos como ser solidário (mesmo aos trouxas) e que o esforço sempre compensa!

Ah, uma coisa muito legal é que quem 'traduziu' o livro (que era em runas) foi a Hermione Granger! E o fabuloso diretor Dumbledore fez comentários no final de cada conto! Também sabemos um pouquinho do que acontece depois de a série ter terminado: os livros que conhecemos são, na verdade, uma biografia do próprio Harry Potter, um bruxo que ficou mais famoso ainda do que já era; e a Minerva McGonagall se tornou diretora de Hogwarts! Sempre gostei dela!

Quadribol através dos Séculos


Dentre os três livros, esse eu recomendo apenas para quem é realmente fã da série. O livro conta como o mais famoso esporte dos bruxos nasceu. Ele explica desde o motivo do uso da vassoura, e não de qualquer outro objeto voa, passa pelos esportes que nasceram a partir daí - muitos que não se tornaram populares -, e chega até os principais times da grã bretanha e os principais acontecimentos nos últimos anos.

Se eu não gostasse de Harry Potter - ou, pelo menos, não gostasse tanto quanto eu gosto - eu não ia gostar desse livro. Ele é bem técnico, tem muitos detalhes que não fazem alusão ao livro  e que você não precisa saber para ler o livro. É claro que tem coisas engraçadas ao longo da leitura - fatos históricos que nos fazem rir... Também vemos algumas notícias e cartas que retratam a reação dos bruxos a cada mudança ocorrida no quadribol. 

Apesar de eu ter gostado da leitura, não a recomendo para aqueles que não fazem questão de se aprofundar no esporte bruxo. Dentre os três 'extras' de Harry Potter, esse é o único que eu não recomendaria a todos que são fãs do bruxinho, mas apenas àqueles que gostam muito dele.


Bom, e aí? Gostaram? Qual deles vocês pegariam? A Melzinha, minha cachorrinha, adorou os três, mas ao contrário de mim, preferiu o último! O sonho dela era voar e ela achou uma vassoura para conseguir realizá-lo! hahaha