9 de março de 2013

V de Vingança

Eu sempre amei esse filme, mas nunca tinha parado para pensar o porquê. Além de ser baseado em uma história em quadrinhos (vocês sabem que eu amo filmes baseados em HQs!),  é uma distopia. Pois é. Eu sempre gostei de distopias, mas demorei para descobrir da "existência" desse estilo.


Reconhecem a máscara do cartaz? Sim, é a mesma que o "Anonymous" usava em seus atos quando, no ano passado, vários anônimos se reuniram para derrubar muitos sites de segurança máxima (como banco, agências secretas, etc).

O filme, assim como qualquer distopia, passa em um futuro, na Inglaterra, após a segunda guerra mundial, em que o governo é totalitário, arbitrário e controla a população por meio da mídia e outras maneiras. V, o protagonista, é um personagem misterioso, que tem o objetivo de destruir esse governo e incentivar a população a se levantar contra o governo.

V utiliza uma máscara de Guy Fawkes (para quem não sabe, ele se levantou contra o governo inglês, pretendendo explodir o parlamento) e defende ideias anarquistas. Para conquistar o povo, tem muitas habilidades e recursos: acesso à televisão, instalação de fogos, envio de capas e máscaras para a população, entre outros. Mas, mesmo com toda a vigilância do Estado e todo o controle, ninguém sabe quem V realmente é.

Nesse meio tempo, V conhece Evey (Natalie Portman), uma mulher que teve seus pais mortos pelos policiais do governo e perdeu o irmão durante um atentado terrorista a uma escola. Depois de salvá-la de homens que planejavam atacá-la, V invade a estação de TV onde a garota, coincidentemente trabalha. Para agradecer, Evey salva a vida do anarquista, impedindo que os policiais o levem e, por isso, acaba sendo levada pelo revolucionário à sua base secreta - ela passa a ser vista como cúmplice.

Por mais que entenda que V só quer salvá-la, Evey pretende fugir e, para isso, se dispõe a ajudar seu sequestrador. Consegue o que quer e consegue abrigo na casa de seu chefe, vivendo escondida, pois era uma fugitiva. Porém, após quem a abrigava ser morto por ter "brincado" com o governo (em um tom que vemos muitas pessoas usando hoje em dia por aí),  Evey é presa - e passa por diversas humilhações e torturas para revelar a localização de V.



Eu queria muuuito contar o que vem a seguir, mas vai estragar com a graça do filme. E eu não quero dar spoilers desnecessários, né? Simplesmente amo esse filme, e recomendo para todos!  V nos permite não apenas pensar sobre aquela sociedade opressora em que vive, mas também faz com que nós possamos refletir sobre o mundo em que vivemos.

É incrível como é fácil manipular pessoas com pouco recursos, modificando a história para que todos vejamos do ponto de vista que querem que vejam. Muitos passam a ver governos opressores como aqueles que salvaram seus países - quando isso não é verdade. Não sei se vocês sabem, mas um dos maiores investimentos desse tipo de governo é a propaganda.

Assim, V se mostra como um meio da verdade. Quando as pessoas percebem como é o governo em que vivem - que não é aquela coisa que aparece nas propagandas. Quando percebem que, nas ruas, eles que tem que se proteger, e não são protegidos. É nesse momento que percebem que devem se unir a V e não ir contra ele. Devem se vingar do governo que tanto lhes enganou e fez mal.

Agora eu pergunto. O que vem depois? O mesmo que aconteceu com a primavera árabe: todos os países se colocaram contra o governo, mas poucos conseguiram organizar algo que seja justo. É engraçado isso.

Mas, enfim. Eu amo esse filme. E tenho certeza que vocês também vão gostar. Recomendo fortemente!