3 de março de 2013

Arco do Triunfo

Como alguns de vocês sabem, fiz uma viagem no começo do ano para a Europa! Uma das cidades que visitei foi Paris! Dentre os muitos monumentos, museus e construções lindas espalhadas pela cidade, a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo foram duas que me chamaram a atenção. A primeira, pois é uma construção maravilhosa - não é a toa que é um dos monumentos mais famosos do mundo. A outra, porque eu adoro Napoleão - e foi ele quem construiu o arco!

Bom, vamos falar um pouco sobre o arco. Após a vitória em mais uma de suas batalhas, Napoleão declarou aos soldados que voltariam ao lar sob arcos de triunfo. Para isso, criou um monumento que dominasse Paris e remetesse à Antiguidade romana (para agradar o imperador). No início, planejava-se colocar o arco no mesmo local da antiga bastilha (para aqueles que não sabem, a revolução francesa ganhou grande força quando derrubou a bastilha, uma prisão política). Porém, optou pela praça da Estrela, que se localiza no final da Champs Elysees, a avenida mais famosa e cara da cidade-luz.

No primeiro dia, o arco estava fechado para subidas por causa da neve (dá para ver na foto que estava caindo um pouco de neve do céu!). Mas resolvi tentar novamente no último dia, antes de ir para o aeroporto e voltar para o Brasil - e deu certo. Após uma grande escada em espiral, chegamos em um andar em que conseguimos ver tudo o que acontece debaixo do arco: vemos o túmulo do soldado desconhecido e as pessoas que passeiam observando a grandeza e beleza do arco. 

Depois, subimos mais um andar - onde fica a loja de conveniências - e, finalmente chegamos ao terraço! Lá de cima conseguimos ver doze avenidas que partem da praça da Estrela e nos impressionamos com a vista. Dá para ver a torre eiffel, o museu do louvre (onde fica a Mona Lisa) e até o 'novo' arco do triunfo, construído para comemorar os 200 anos da revolução francesa!

Vista de cima do arco do triunfo
Ah, é claro! Eu comentei lá em cima sobre o soldado desconhecido - e imagino que vocês tenham ficado curiosos sobre quem é ele! Eu também fiquei e logo fui procurar quem que era esse homenageado! O Soldado desconhecido foi um modo que encontraram de honrar os soldados mortos pela pátria, durante a Primeira Guerra Mundial. Assim que o conflito acabou, em 1918, o governo francês decidiu colocar lá os restos mortais de um soldado não identificado.

A foto está meio torta, mas esse é o túmulo do soldado desconhecido. As chamas que estão aí não apagam nunca!

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre esse monumento maravilhoso! E, se um dia forem a Paris, não esqueçam de visitá-lo!