18 de março de 2013

A Hospedeira

Nome: A Hospedeira
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca


Peregrina é uma alma, uma alienígena que vaga de planeta em planeta em busca de um corpo hospedeiro para ficar. Ela já foi para mais de 7 planetas e nunca teve problema com um hospedeiro. Sua próxima moradia será a Terra, um planeta recém-habitado pelas almas - e que trazia um grande desafio: ficar hospedada em uma humana adulta rebelde.

Melanie Stryder, por outro lado, é terráquea. Seu dia-a-dia se resume a conseguir sobreviver, junto com seu irmão, Jamie, sem ser capturada pelas almas. Depois de anos acreditando ser uma das únicas sobreviventes, eles conhecem Jared, que não via outro ser humanos faz dois anos. E ele fará de tudo para acompanhar Mel e Jamie na luta pela sobrevivência. É claro que, em pouco tempo, Mel e Jared se apaixonam.

Durante um programa de televisão, Mel reconhece sua prima, ainda humana, e resolve encontra-la em Chicago, uma cidade habitada por muitos humanos habitados por almas. E, é nesse momento que ela é capturada para se tornar uma hospedeira.

Começamos a história no momento em que Peregrina acorda no corpo de Mel. Ela percebe que há alguma coisa errada: sua hospedeira está resistindo: ela não consegue ter acesso às memórias da humana, para ajudar seus iguais a encontrarem outros resistentes. Tudo piora quando Peg percebe que a dona do corpo ainda não foi embora: ela continua viva, consegue conversar e, ainda, esconde informações que considera importantes. A única coisa que Mel não consegue esconder é aquilo que ela não deixa de pensar: Jared.

Com o tempo, Peg começa a se apaixonar pelo humano. E, depois de descobrir da existência de Jamie, sente-se ligada a ele. Também começa a confundir seus sentimentos, e perceber que faria qualquer coisa para garantir a segurança daqueles que ama - mesmo que isso signifique abandonar seus iguais e procurar os humanos que Mel mais ama.


O livro é muito bom, vale muito a pena ler! Ele nos emociona, nos faz refletir, nos deixa aflita (imagina não ter controle do nosso corpo), e não conseguimos deixar de gostar de nenhuma das protagonistas - nem de Mel, nem de Jared. Mas, confesso, fiquei torcendo para o casal errado - e, até certa parte do livro, fiquei com raiva do Jared!

De certo modo, o livro me lembrou um pouco Starters: uma garota que é 'possuída' por outra pessoa, consegue falar com ela através de sua mente, faz de tudo para garantir a segurança do seu irmão e o deixa sob os cuidados daquele de quem confia cegamente. Bom, são duas distopias que eu gostei bastante - e tenho certeza que vocês vão gostar!

* Só uma pergunta: o nome em inglês da Peregrina é Wanderer (tradução seria viajante, algo assim). O significado do nome "Peregrina" fez sentido: "busca da paz a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que brigar. Não é capaz sequer de se imaginar vivendo ao lado de pessoas que se relacionam na base de tapas e berros (...) Além de paz, seu coração vive em busca de muito de amor. ". Combina, né?