23 de fevereiro de 2013

A Sombra do Vento

Nome: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras


Eu me surpreendi com esse livro. Não estava esperando muita coisa - não mesmo. Ganhei de aniversário e me disseram que era muito bom. Perguntei e pesquisei mais um pouco e só vi indicações boas. Mesmo assim, demorei para ler. O livro demorou para me atrair e resolvi começar a ler só um bom tempo depois de tê-lo ganhado. E, quer saber, ele realmente me surpreendeu!


Daniel Sempere é um garotinho que, com quase 11 anos, acorda um dia sem lembrar o rosto de sua mãe - que morreu quando ele tinha apenas 4 anos. Assustado, e sem saber o que fazer, chama pelo pai, dono de um famoso sebo, que encontra a solução perfeita. Mesmo sendo durante a madrugada, pai e filho partem em direção a um recanto escondido - o "Cemitério de Livros Esquecidos" - que é um paraíso para aqueles que gostam de livros, e sabem onde encontrá-los na grande Barcelona. 

Após passear pelo gigantesco cemitério e se maravilhar pelos milhares de livros que se escondem por lá, Daniel encontra aquele que fará sua vida mudar por completo: "A Sombra do Vento", do desconhecido autor Julian Carax. Depois de uma noite em claro para devorar o fabuloso livro, o garoto fará de tudo para encontrar outros livros do autor.

É então que ele descobre que tem alguém - Laín Coubert, que é o nome do diabo no livro - que vai atrás de todas as edições do livro para queimá-los. Ninguém sabe o porque e quem realmente é o vilão. Só se sabe que ele irá atrás de Daniel para comprar o livro e queimá-lo, como fez com todos os outros. 

Ao longo da história, Daniel cresce - ele começa o livro com quase 11 anos e, no final, já está com 30 anos! Nesse meio tempo, ele se apaixona, tem medo, faz e perde amigos. E tudo enquanto procura descobri quem é Julian Carax e qual o mistério que envolve sua figura. 

Dentre os personagens, conhecemos Clara, uma garota cega, primeira paixão de Daniel, que divide com ele a amor pela leitura e, também, por Carax. Fermín Romero de Torres, um ex-mendigo, ex-detetive que se torna um dos melhores amigos de Daniel ao correr dos anos.  Bernarda, que serve na casa da Clara, e se torna uma segunda mãe para Daniel. Tomás Aguilar é o melhor amigo de Daniel desde a infância, muito inteligente, mas com falta de habilidades sociais. Fumero, que é um inspetor de polícia que está atrapalhando a investigação de Daniel. E Bea, a irmã de Tomás - e a razão da amizade de ambos -, que se torna muito importante na história após declarar sua paixão pela leitura - e, assim, criar amizade com Daniel!

Eu recomendo o livro fortemente. Eu amo livros e ler um cujo protagonista tem a mesma paixão e cujo roteiro também gira em torno de um! O livro é apaixonante, nos envolve de um jeito incrível. Queremos saber qual é o mistério por trás de Carax e por trás de seus livros - e como Daniel fará para desvendar isso! A leitura vale muito a pena!