4 de janeiro de 2013

Insurgente

Nome: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Será lançado pela Rocco, previsto para este ano.

Tem Spoiler de "Divergente"

"Insurgente", ele fala. "Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, e não é necessariamente considerada uma beligerante". 
Tradução livre - fls. 458

No dia em que a iniciação de Tris terminaria, algo inesperado ocorre: os outros membros de Audácia têm a mente controlada e atacam a Abnegação. Para salvar seus amigos e colegas, Tris - que, por ser Divergente, não foi afetada pelo controle da mente -, passa por coisas que ninguém deveria passar. 

Agora, Tris vive com a culpa de ter sido a responsável pela morte dos pais e, ao mesmo tempo, por ter matado um de seus melhores amigos, Will. Ao mesmo tempo em que tem que aprender a lidar com a culpa, tem que viver como uma fugitiva e com a guerra iminente.

Como seus pais se sacrificaram para salvá-la e Tris não consegue lidar bem com a culpa, ela faz de tudo para que ela mesma sacrifique sua vida por sua causa, de modo a arriscar mais do que deve. Isso faz com que seu relacionamento com Quatro se deteriore. Este, por sua vez, tem que enfrentar alguns de seus quatro medos - e, quem sabe, mudar o número que rendeu seu apelido. 

Acontecem muitas coisas durante o livro. Nós conhecemos muito melhor as facções, já que Tris conhece por dentro cada uma delas, e também a população sem nenhuma facção. Nos surpreendemos com alguns personagens, descobrindo coisas que não queríamos que fossem verdade. Conhecemos novos personagens - que não sabíamos da existência. E ficamos curiosos quanto à personalidade de Marcus, que fez da vida de Tobias um inferno enquanto ele ainda era da Abnegação.


O livro é muito bom, mas não tanto quanto o primeiro. A Tris agora está muito chata, pelo menos na maior parte da história. A cabeça dela não está funcionando do jeito que deveria. Ela parece depressiva, não ouve o que ninguém além dela tem a dizer. Talvez isso seja uma coisa boa, vez que, ao se arriscar, Tris consegue surpreender os inimigos e virar o jogo, mas dá para perceber que ela não faz isso com esse objetivo.

A culpa é muito forte nesse livro - percebemos que acompanha Tris em cada uma de suas ações. Mas, em uma guerra, muitas coisas que não deveriam interferir em nossas vidas interferem - e é em situações de perigo que vemos quem realmente somos e em quem realmente podemos confiar. 

É uma ótima continuação para "Divergente" e, pode ter certeza, vale a pena ler. Conhecemos melhor alguns personagens, como Uriah, Marlene, Lynn e Shauna - e passamos a gostar mais deles. Também entramos no mundo de Tobias, ou Quatro, meu personagem preferido, e entendemos o porque age de um modo ou de outro. Gostei muito da leitura e estou louca para ler o terceiro, que ainda está sem título, e será lançado somente na primavera (outono americano) de 2013! Vai demorar, mas tenho certeza que comprarei assim que vir nas prateleiras de alguma livraria!

Veja o book trailer:

Veja aqui qual sua facção!