16 de dezembro de 2012

Simbologia da Coruja


Vocês já devem ter reparado que adoro corujas, não? Aqui no blog mesmo, sempre que mudo meu banner, coloco alguma coisa relacionada à corujas, o 'mascote' do blog é o Owlie, uma coruja, e eu até pensei nelas quando coloquei o nome no blog (own e owl - coruja em inglês - são muito parecidos!).

E eu não gosto delas só porque acho elas um animal fofinho (que, vamos dizer, existem muitas corujinhas fofinhas demais!)... Mas gosto delas por causa da simbologia que veio atrás delas.



A Coruja já aparece lá na mitologia grega. Athenas, a deusa da sabedoria e da Guerra, tinha uma como mascote. O animal estaria sempre em seus ombros, revelando a ela verdades invisíveis. A coruja, para os gregos, representava a sabedoria, vez que saía durante a noite - e é esse o período em que aparecem as revelações intelectuais.

Os índios americanos, por sua vez, viam na coruja um lugar de iluminação. Ao contrário dos humanos, que temiam a escuridão, a coruja enxergava com clareza - podendo ver aquilo que os homens não conseguem. Exatamente por isso, e pelo fato de poder virar a cabeça para ver por praticamente 360º, alcançando tudo ampla e claramente, as corujas tornaram-se o símbolo da justiça!

Em Roma antiga, porém, a coruja, por ser uma ave noturna, era considerada sinônimo de mau agouro - e seu canto anunciaria a proximidade da morte. Mesmo assim, a simbologia de a coruja ser um animal noturno, na minha opinião, não justificaria um mau agouro. O fato de ela enxergar a noite, enxergar nas trevas faz com que ela consiga ver além do que os seres humanos veem. E por isso adquirirem mais sabedoria e justiça que nós!
E quem gosta da Disney, olha só: o Corujão, personagem do "Ursinho Puff" é visto como o sábio e inteligente da turminha! E estava sempre disposto a contar suas histórias e passar novos conhecimentos para os animais do Bosque!

E aí, o que vocês acham das corujas?

Para saber mais: [1], [2], [3]