18 de dezembro de 2012

Os Sete

Nome: Os Sete
Autor: André Vianco
Editora: Novo Século

Bom, na pegada de vampiros, meu namorado, revoltado com os vampiros que estão na moda, me recomendou "Os Sete", livro do autor brasileiro André Vianco. Eu, é claro que aceitei a recomendação e comecei logo a ler! Os vampiros de "Os Sete" são bem mais sombrios que os vampiros que tenho visto ultimamente em minhas leituras. 


O livro conta a história de Tiago, César, Olavo e Eliana, moradores da praia de Armação, no Rio Grande do Sul. Eles são amigos de infância, e são os únicos que sobraram dos "sete da Amarração", grupo que adorava uma boa aventura.

Tiago e César trabalham na prefeitura, Olavo no IML e Eliana estuda história na capital, Porto Alegre. No tempo livre, os dois primeiros praticam mergulho. E é deste modo que encontram uma caravela portuguesa, naufragada há muitos anos. Com ajuda do departamento de história da faculdade de Eliana, tiram a caravela do fundo do mar e começam a procurar os tesouros que ela esconde. Mas não imaginavam o que encontrariam.

Sete seres, trancados em caixões de prata durante todo esse tempo, saem de lá vivos. E, pior de tudo: são vampiros. E estão morrendo de sede, não só de sangue, mas também de vingança. Mas não é só isso. Cada um tem um talento especial, que reflete, geralmente, em seus nomes: Inverno (pode congelar tudo a sua volta), Espelho (pode tomar a forma das pessoas), Lobo (se torna um lobisomem na lua cheia), Gentil (pode parar o tempo a cada ciclo lunar), Acordador (pode ressuscitar os mortos), Tempestade (controla as chuvas) e Sétimo (o mais temido e poderosos de todos).


Uma história de vampiros - um mais sombrio que o outro - que se passa no Brasil, me fez me aproximar um pouco com esses seres. Confesso que fiquei com medo de alguma coisa acontecer sempre que via que estava chuviscando! Vianco nos apresenta e nos introduz aos personagens da história de tal maneira que ficamos com vontade de ler cada vez mais! O livro, ainda, traz elementos inéditos em qualquer outro livro de vampiro, deixando os seres ainda mais obscuros e misteriosos.

Recomendo fortemente o livro, para que todos torçam finalmente contra alguns dos vampiros, para que eles parem de ser tão impiedosos quanto aos seres humanos, e que saiam logo do Brasil! Para aqueles que estavam sentindo falta de um pouco de suspense nas terras brasileiras, vale a pena a leitura! E, para aqueles que ainda querem mais, é só pegar o segundo livro, O Sétimo, e conhecer um pouco melhor o vampiro mais temido de todos (eu estou louca para ler!).