7 de dezembro de 2012

Cidades-Fantasma

Gente!

As férias voltaram e agora venho com mais um Top 10 de Turismo para vocês. Esses dias estava passeando pelo Facebook e encontrei um post na página do STB falando sobre a visitação de cidades-fantasmas. Se vocês não sabem, já abordem algumas vezes assuntos como esse (veja essa lista e esse post). 

St. Elmo, Colorado, EUA



St. Elmo era uma cidade que se encontra perto de um trilho de trem e servia de posto para trocas. Ela foi abandonada em 1922, no mesmo ano em que essa linha de trem foi fechada. Muitas das construções foram deixadas intactas, com os pertences de seus antigos moradores.


Chaco Canyon, Novo México, EUA

A Civilização "Chaco" viveu nos EUA antes dos europeus chegarem: aproximadamente entre os anos 800 e 1100. Nesse período, o cânion servia como um centro cerimonial, cívico e comercial. 


Bodie, Califórnia, EUA

Bodia era uma cidade de mineração de ouro em que viviam cerca de 8500 pessoas. Era muito conhecida pelas brigas com armas e lutas entre os moradores. Quando as minas se esgotaram, a população começou a emigrar, até que a cidade ficou abandonada. Hoje conta com 150 construções e, dentro delas, o que os antigos moradores deixaram para trás.


Huberstone e Santa Laura, Deserto do Atacama, Chile


Nessa região haviam duas companhias que exploravam as minas de Salitre, que foram abandonadas em 1958. Os prédios continuam conservados - o teatro, inclusive, mantém suas cadeiras originais e as lojas continuam com a lista de preço.

Nhangarh, Rajastan, Índia

A cidade foi abandonada mais ou menos em 1720, depois que foi conquistada por um raja. As lendas dizem que as ruínas são assombradas, por isso que a cidade teve um declínio muito rápido.

Kayakoy, Anatolia, Turquia

Quando a guerra entre a Grécia e a Turquia acabou, em 1923, milhões de gregos que viviam na Turquia foram repatriados. Kayakoy, um vilarejo grego, então, foi abandonado. Os restos da vila continuam preservados e são, hoje, um lugar histórico.

Pyramiden, Svalbard, Noruega

A cidade, que servia de minas de carvão, era propriedade da União Soviética desde 1927. Assim, o local servia para abrigar os trabalhadores, um centro esportivo e uma estátua de Lênin. Hoje, a mina já esgotou - resultando no abandono da cidade em 1998. Os prédios continuam intactos - a biblioteca, inclusive, ainda está cheia de livros (que desperdício!).

Herculaneus, Naples, Itália

No ano de 79 d.C, o monte Vesúvio entrou em erupção e enterrou a cidade de Herculano. Escavaões descobriram vilas, lojas, casas de banho e diversos objetos utilizados no dia-a-dia da cidade.

Junto com essa cidade, o Monte Vesúvio também fez com que Pompéia fosse abandonada - carbonizando, inclusive, seus moradores. Essa foi uma das 'cidades-fantasma' que eu conheci. E realmente foi muito impressionante ver o estado em que as coisas se encontravam (dava para ver a expressão das pessoas e como se contorciam de dor durante a carbonização), os costumes que tinham (as calçadas, por exemplo, eram muito maiores do que a rua onde andavam as carruagens, para que o esgoto não entrasse nas casas!)... Enfim, achei muito interessante conhecer essa cidade!
Eu na "cidade-fantasma" de Pompéia
Belchite, Província de Zaragoza, Espanha

Essa foi uma cidade em que aconteceu uma batalha brutal durante a guerra civil espanhola. Em 1937, foi ocupada pelo exército de Franco (o ditador que causou a guerra civil), que atacou o exército republicano. As ruínas servem de lembrança do momento de violência em que o país vivia naquele momento.

Kolmanskop, Namíbia

Localizado nas dunas de areia do deserto de Namíbia, a cidade foi construída para servir de moradia aos trabalhadores da mina de diamante que se localizava lá. Foi abandonada em 1950 e, desde então o deserto a cobriu. O interior das casas ainda se encontram em boas condições.


E aí, qual delas vocês visitariam? Já conhecem alguma??

Se quiserem ver a lista original, retirada do National Geographic, clique aqui.