30 de novembro de 2012

Luxo


Nome: Luxo
Autor: Anna Godbersen
Editora: Rocco

Você gosta de "Gossip Girl"? E de história? Se sua resposta foi sim, essa é uma ótima recomendação. O livro narra a vida da elite nova iorquina em 1899 - prestes à virada do século. Mostra, aqui, suas rotinas, seus problemas, seus sonhos e suas obrigações. O livro não só descreve como essa elite vivia, mas também como o mundo era naquela época.


O livro conta a história de Elizabeth Holland, a menina de ouro de sua época, e o mundo em seu entorno. A garota segue todas as regras que seu mundo exige e, ainda, faz de tudo para não mostrar o problema financeiro que sua família vive desde a morte de seu pai. A garota é a esperança da família, já que sua irmã, Diana, é totalmente o oposto do que se espera de uma mulher da época: ela não liga para o que os outros pensam, mas sim com o que sente.

Apesar de Elizabeth parecer perfeita, ela faz muitas coisas que ninguém esperaria escondida. E tudo por que é apaixonada por Will, cocheiro da família, um rapaz humilde que sonha em ganhar a vida no oeste. Mesmo sendo apaixonada por ele, sua mãe tem outros planos para ela: já marcou um casamento com Henry Schoonmaker, um rapaz irresponsável que é herdeiro do prefeito da cidade, sendo um bom investimento. 

Ele, porém, não quer saber de casar e tem um caso com Penelope Hayes, a melhor amiga de Elizabeth. Como Penelope é uma "nova rica", o Sr. Schoonmaker não gosta da garota - e quer algo melhor para seu filho. Por isso propõe o casamento para Elizabeth, a menina de ouro de Nova York que também se mostra um ótimo investimento.

O livro começa narrando o funeral de Elizabeth - voltando, depois, para o começo da história e mostrando como que tudo chegou naquele ponto. 


Apesar de as personagens serem fúteis, são ótimos. Ficamos com raiva de muitos deles e nos indagamos como que algumas pessoas aceitavam o que eram obrigadas a fazer para manter as aparências. Eu gostei bastante - e achei muito legal ver como as coisas eram ao mesmo tempo muito diferentes e muito parecidas com o que vemos no dia de hoje.  Vale a pena ler!