4 de novembro de 2012

Fazendo meu filme 1 - A estreia de Fani

Nome: Fazendo meu Filme 1 - A estreia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg

O livro é lindo! Para aqueles que, como eu, amam a Meg Cabot, com certeza vão adorar "Fazendo meu filme"! Dessa vez, porém, conseguimos nos identificar mais com a personagem do que normalmente acontece: ela é brasileira, vive em Belo Horizonte e tem uma rotina parecida com a maior parte das adolescentes do nosso país!



Fani é uma garota de 16 anos que tem como grande paixão os filmes. Por isso classifica todos os que vê e tenta comprar aqueles que receberam 5 estrelinhas (veja aqui a lista dos que ela já tem!). Achei muito interessante o fato de os capítulo do livro iniciarem com um trechinho de cada filme, sempre relacionado com o que vai acontecer.

Bom, Fani mudou para um colégio novo, que tinha maiores índices de aprovação no Vestibular. Lá estuda sua amiga de infância, Natália, que até hoje é uma de suas melhores amigas. Também nessa escola, conhece seus melhores amigos: Gabi e Leo.

Ao longo da história, conhecemos Marquinho, o professor de biologia, por quem Fani  tem uma paixão secreta. Também vemos como é sua relação com as amigas, de modo a conhecê-las muito bem e ver como se preocupam com Fani. Algo que chama bastante a atenção é a relação de Fani com Leo, uma grande amizade. Mas, será que é só isso? Ela percebe ter muito ciúmes depois que ele começa a namorar uma garota que odeia. Esse ciúmes vem só pela amizade, pelo fato de odiar a garota ou algo mais?


O livro tem essa capa linda (gente, eu amei as capas! Todas da coleção são cheias de imagens e coisas que costumamos ver no nosso dia a dia e que Fani usa o tempo todo) e, também, se utiliza de vários elementos que facilitam a leitura: vemos e-mails, bilhetinhos passados durante as aulas, cartas, conversas no MSN... Ainda, ao longo da história, há várias referências a coisas que são muito comuns para nós, brasileiros, como os gibis da Turma da Mônica, o hábito de frequentar clubes (é, isso não acontece tanto lá fora), a aparição de músicas e filmes brasileiros e muito mais!

Gostei muito desse livro. Não só por sua história, contando a vida e os problemas de Fani, mas também por essas várias características. Adorei as personagens, percebi como todas são muito bem construídas e parecia que conhecia de verdade cada uma delas. Adorei ver os conflitos internos de Fani (parece que ela era uma amiga minha me contando o que acontecia em sua vida!). Recomendo fortemente à todos que gostam desse estilo de livro!
Veja a resenha de Fani na Terra da Rainha!