14 de novembro de 2012

Crepúsculo

Hoje estreia o último filme da série "Crepúsculo", a segunda parte de "Amanhecer". Para que vocês não cheguem no cinema sem saber ou lembrar o que já aconteceu até então, resolvi fazer uma revisão do que aconteceu até então - e falar um pouquinho sobre o que está prestes a acontecer!

Os livros, deixe-me ressaltar, são extremamente melhores que os filmes. Então, se você só foi acompanhar no cinema e não ficou muito satisfeito, dá uma lidinha em um dos livros e espera para ver se ainda tem a mesma opinião!



O livro conta a história de Bella Swan, uma garota sem graça, tímida e que acabou de se mudar para Forks para viver com seu pai - a quem não é muito próxima. A cidade é nublada e chuvosa - e o último lugar em que Bella gostaria de estar. Durante seus primeiros dias, conhece Edward, um aluno de sua escola que é perfeito e misterioso - e que não se mistura com as pessoas de sua escola, conversando apenas com seus irmãos (todos adotivos).

Edward sente-se extremamente atraído por Bella, e ela por ele. Mas algo que ela não imagina acontece: ele é um vampiro - e tem que aprender a viver controlando a sede pelo sangue da garota. 

O livro é muito bom, eu realmente gostei de conhecer os pensamentos de Bella, ser apresentada à Forks, seus personagens e elementos. E, ainda, conhecer Edward que, apesar de ser um vampiro, faz de tudo para agir como um ser humano e tentar não machucar Bella.



Entre os livros (e os filmes) esse foi o que eu menos gostei. Edward diz que não é bom o suficiente para Bella e a abandona. Ela perde a razão de viver e fica metade do livro sofrendo por estar sem seu amado (e isso eu achei muito cansativo e fiquei enrolando muito para continuar a leitura). 

É nesse momento que começa a se relacionar com Jacob, filho do melhor amigo de seu pai. E percebe que qualquer toque de adrenalina a faz ver Edward. Assim, começa a praticar as maiores loucuras só para poder ver seu amor - e isso leva a uma consequência inimaginável.

(spoiler)

Sinceramente, acho ridículo alguém sofrer tanto como ela por ter sido abandonada. O pior que se tem para fazer depois de um 'fora' desses é ficar chorando e mofando no seu quarto. E, ainda,  fazer loucuras quando descobre que esse cara que te fez sofrer por meio ano está prestes a cometer algo que acabaria com sua vida.

(/spoiler)

Se você não curtiu o primeiro, não precisa nem comprar o segundo ou alugar o segundo. Você vai desanimar completamente e vai ser mais uma das pessoas que fala mal da série. Caso tenha gostado do primeiro, vale a pena ler esse porque a continuação supera quaisquer expectativas!


Dentre os livros da série, esse foi o que eu mais gostei. Seattle está sendo atacado por uma onda de assassinatos e uma vampira busca por vingança (leia a resenha de "A Breve Segunda de Bree Tanner" aqui!). Bella está novamente cercada de perigos. Ao mesmo tempo, deve escolher entre Edward e Jacob (aqui começa - mais fortemente - o tão famoso triângulo amoroso), já que agora está ciente dos conflitos entre lobisomens e vampiros. Ficando mais próxima da formatura de seu colégio, Bella também tem mais um conflito: deve escolher entre continuar sendo uma humana ou passar, para sempre, para o lado dos imortais (antes que envelheça mais). E é claro que os volturis vão aparecer para importunar os protagonistas. 

Esse é o melhor livro da série, na minha opinião. Percebemos mais os conflitos internos de Bella. Vemos a benevolência inesperada vinda de Edward (vampiros não tinham que ser malvados?), que faz de tudo para convencer sua amada de que ela não deve se tornar imortal e deixando ela fazer as escolhas dela. Vemos a confusão e a raiva de Jacob, que ama Bella, odeia Edward e os vampiros, mas faz de tudo para protegê-la. O livro tem, ainda, um pouco de ação, relacionada a essa onda em Seattle. Eu recomendo fortemente que vocês aguentem o Lua Nova (que é chato.) para ter a oportunidade de ler Eclipse!


Amanhecer também é muito bom. Mas tem umas partes cansativas. O livro não é narrado apenas por Bella, mas também por Jacob. O casal apaixonado se casa - e vai passar a Lua de Mel aqui no Brasil! Edward ainda não se convenceu de que a protagonista deve ser transformada - mas Bella está decidida quanto ao que vai fazer. 

Contrariamente a qualquer expectativa, Bella começa a sentir mal - e percebe que tem um feto crescendo dentro de si. A partir de então passa a viver de uma maneira inesperada (parte mais cansativa do livro) e finalmente consegue fazer com que Edward a transforme em uma vampira. (a parte 1 do filme acaba aqui).

Reneèsme, a filha do casal protagonista, é diferente de tudo o que conhecem - e isso chama a atenção dos Volturi, que está apto a fazer de tudo para acabar com o clã de vampiros vegetarianos. 

O livro se torna muito emocionante depois da segunda parte, quando Bella volta a narrar. A partir daí descobrimos que existem muitos clãs de vampiros do que imaginávamos e que muitos estão dispostos a defender os Cullen contra os Volturi. É um ótimo desfecho para a série! 


E vocês, o que acham? Qual dos livros vocês mais gostaram? Bom filme para vocês!