5 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês de 2012

Gente, estava passeando pelos blogs quando vi esse meme, que me interessou muito!




O blog Happy Batatinha faz todo ano 31 perguntas, uma para cada dia do mês, sempre relacionadas à literatura. Como não costumo postar todos os dias aqui no blog, e isso ficaria muito difícil, considerando a faculdade e o estágio, resolvi postar a cada cinco dias, respondendo as perguntas que foram lançadas até então. Vamos lá?


Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Estou lendo "Insaciável", da Meg Cabot, e amando. A história fala de Meena Harper, uma mulher que tem um dom especial e um pouco assustador: consegue prever quando as pessoas vão morrer. Ela é roteirista da segunda novela mais popular dos EUA, que perde para uma que tem vampiros no enredo. Ela odeia essa modinha dos vampiros e fica revoltada quando descobre que terá que colocar um em seus scripts. Ao mesmo tempo, Lucien Antonesco, um príncipe romeno, vem para Nova York desvendar a morte de diversas mulheres que apareceram sem uma gota de sangue e com mordidas no pescoço. Além dos dois, tem Alaric Wulf, um membro da Guarda Palatina do Vaticano - uma ordem que tem como principal objetivo matar vampiros. É, gente, eles existem. E Meena vai descobrir isso da pior forma possível. 

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.

O último livro que li foi "Gossip Girl: Psycho Killer" e, quer saber? A-D-O-R-E-I! Para aqueles que não conhecem a série Gossip Girl, o livro conta a história do pessoal rico e fútil que mora no Upper East Side de Nova York. Serena van der Woodsen acabou de voltar do internato - o qual foi expulsa - e ameaça tirar Blair do trono que ela conquistou assim que a ex-melhor amiga saiu da escola. Pior ainda, ameaça roubar Nate, o namorado dela. Tudo que Serena quer é reconquistar o lugar que saiu - e voltar a ser a melhor amiga de Blair. A coisa é que, nessa edição além de ser ricos e fúteis, as personagens têm um quê de psicopatas. É, isso mesmo. Eles matam os outros pelos motivos mais idiotas e fúteis - e da maneira mais dolorosa - que você pode imaginar. E é exatamente por isso que o livro é bom e engraçado. Nós nunca imaginaríamos alguém fazendo esse tipo de coisa. Até agora.

Ainda não sei qual vai ser o próximo livro que vou ler. Estou em dúvida, tenho alguns aqui na listinha de próximos. Estava querendo dar uma chance para "O Hobbit" antes que estreasse no cinema. Para quem assistiu Senhor dos Anéis, a história fala sobre Bilbo, o tio de Frodo, e sua aventura - junto com Gandalf e mais alguns anões (nove?). E é aqui que ele encontra Gollum e o anel que fez com que Frodo vivesse sua grande aventura.


Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.

Essa é uma ótima pergunta! Eu escolho por autor, pelo assunto, pela sinopse e por indicação! Deixa eu explicar. Se eu vejo algum livro que foi escrito por algum autor que eu já li e gosto (como no caso da Meg Cabot), eu pego - e raramente me arrependo. Também tem vezes que eu descubro que tem um livro que fala sobre um assunto que, na época, me despertou interesse (como quando eu peguei "Diários do Vampiro", pois queria ler algo sobre vampiros!)... Já a sinopse me conquista quando eu escolho um livro pela capa. É, eu julgo os livros pelas capas. Se eu acho algum livro com uma capa linda, eu quero pegar para mim. Mas não adianta nada ter uma capa linda e o enredo ser alguma coisa super chata que não me faria querer ler, né? E, por fim, eu leio muitos blogs de livros - e eles estão sempre indicando livros novos. Quando eu leio alguma resenha que me chama a atenção, eu fico com vontade de ler o livro. O mesmo acontece quando alguma amiga lê alguma coisa e me indica (falando sério, agora, minha avó me adora emprestar livros que ela leu e gostou - e eu sempre gosto também!).


Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?

Eu leio alguns livros só porque estão em voga, como a série "Jogos Vorazes", ou a série "Crepúsculo"... Agora, inclusive, estou com vontade de ler a série "50 Tons de Cinza" que todo mundo não para de falar. Mas também leio livros que são meu estilo. Eu tenho vários livros que eu comprei pela capa, como eu disse acima (comecei a ler a série "House of the Night" antes mesmo de lançar aqui no Brasil, só porque gostei da capa e falava de vampiros hahaha), ou comprei porque, mesmo sem nunca ter ouvido falar, era de um autor que eu gosto (o que costuma acontecer com os livros da Meg Cabot, por exemplo).

Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.

Eu não costumo ler graphic novels. Na verdade, nunca li uma, mas tenho certeza que gostaria. O problema é que eu acho que é muito cara para o que oferece - prefiro muito mais comprar um livrinho e deixar a imaginação trabalhar com as imagens, sabe? Mas tem dois graphic novels que estou com vontade de, pelo menos, dar uma olhada: um deles é o "Avalon High", da Meg Cabot, que eu já li o livro e já imaginei como as personagens são do meu próprio modo; e o outro é "O Alienista", do Machado de Assis. Eu gosto bastante do autor, adorei o conto as vezes que eu li, e admiro a iniciativa de trazer um autor brasileiro como ele para uma graphic novel: com certeza isso vai atrair novos leitores para o maravilhoso mundo de Machado de Assis. 

Já em relação à gibis, eu sempre li. Desde pequena, quando estava aprendendo a ler e começando a adquirir o hábito e o gosto pela leitura, lia. Eu tinha vários gibis do Mickey (porque meus pais achavam que, se eu lesse um gibizinho da turma da Mônica, ia escrever errado que nem o Cebolinha ou o Chico Bento falam!) e, depois que aprendi a escrever, comecei a colecionar gibis da turminha. Até hoje tem vários gibis aqui em casa - mas todos ficam com a minha irmã, que prefere eles a um bom livro. Quando fico com vontade de ler algum gibizinho (seja da turma da Mônica 'normal' ou da jovem), eu vou lá e pego um. E tenha certeza que assim que a Mônica e o Cebolinha casarem eu vou estar com o gibi na mão para saber o que aconteceu, hahahahah.