25 de outubro de 2012

Meme Literário de um Mês 2012 - parte 5



Dia 21 - Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.
Favoritos? Difícil, viu? Vou falar de alguns personagens que eu gosto!
- Katniss, de "Jogos Vorazes". Ela é decidida, sabe o que quer e tem opinião formada sobre quase tudo. Ela faz de tudo para salvar aqueles que ama, mesmo que isso implique fazer coisas que ela não quer fazer. Ela luta para salvar a família da pobreza e consegue conquistar a admiração de muitos fazendo aquilo que acredita ser certo.


- Suzannah, de "A Mediadora". Ela vê gente morta. Isso não assustaria qualquer um? Não, Suze tem a capacidade de ver o pessoal morto e lidar com isso como se fosse a coisa mais normal do mundo. Ainda mais: ela não se importa pelo que os outros pensam e cumpre sua missão sem nenhum problema - ou quase nenhum.

- Em, de "Airhead". Ela sabe o que quer, sabe o que gosta e tem a vida virada de cabeça para baixo quando se vê obrigada a fazer exatamente o oposto. Mesmo assim, não perde a postura e aprende a lidar com a situação nova que a vida lhe colocou. E faz isso muito bem.


Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.

Amo a Meg Cabot (já escrevi um post sobre ela, dá uma olhada). Também adoro Machado de Assis, principalmente os contos. Gosto muito de "O Alienista", como já falei, de "A Cartomante" e muitos outros que eu não lembro o nome... Um livro que recomendo é o "50 contos de Machado de Assis". A Agatha Christie é uma autora que eu também gosto muito, principalmente nas histórias de Hercule Poirot... Inclusive estou precisando pegar um novo livro dela para dar uma lidinha!


Dia 23 - Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto? Você costuma abrir os horizontes para novos escritores, gêneros, países quando o assunto é leitura ou você lê sempre o mesmo dos mesmos?

Eu leio livros fora da minha zona de conforto. É difícil, mas eu leio. Normalmente eu pego esses romancezinhos, tipo Meg Cabot, americanos. Mas, para variar, já peguei livros brasileiros sem romance nenhum(tipo "Os Sete", do André Vianco), ou com um pouco de romance - mas sem este ser o foco (tipo "Um Certo Capitão Rodrigo", do Erico Verissimo). Também pego os livros que minha avó me empresta. O último foi "O Império é você", um livro sobre a vida de D. Pedro I, escrita por um autor espanhol (olha só como isso é diferente: não costumo ler livros que fujam do Brasil - EUA - Inglaterra, muito menos biográficos)!

Dia 24 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale so
bre ele. 

Minha amiga me deu um livro uma vez de um autor que eu nunca tinha ouvido falar e que contava uma história bem diferente do comum: "A Garota dos Pés de Vidro", de Ali Shaw. Bom, eu não imaginei que não fosse gostar do livro, mas não estava esperando nada dele. Mas quando li, li em uma batida só e adorei! O livro conta a história de Ida, uma menina que tem uma doença misteriosa: seu corpo está se transformando em vidro. Como última esperança, ela vai para uma praia onde passou as férias um tempo atrás. Lá conhece Midas, um fotógrafo tímido, e vai conquistando o garoto. O livro mostra um romance, nos deixando intrigados e torcendo para que o inevitável não aconteça: Ida tornar-se inteiramente de vidro.


Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. 

Depois que li "Formaturas Infernais", resolvi dar uma chance a "Bad Kitty", da Michelle Jaffe, já que uma das histórias que eu mais tinha gostado era a dela. O livro conta a história de uma menina que vai passar as férias em Las Vegas com a família - e acaba se metendo no meio de uma investigação com direito a muita emoção. Mas, sinceramente? Emoção demais, invenções demais e exagero demais. Os amigos dela simplesmente saem do lugar onde moram e vão encontrar a menina em Las Vegas, conseguem inventar as mais mortais das armas com apenas o que tinha no quarto do hotel e, ainda, a personagem principal se apaixona pelo pivô de toda a confusão (a vá). Não curti.