29 de setembro de 2012

Tintim



Esses dias vi o filme do Tintim. Lembrei de como eu gostava muito do desenho animado dele quando era criança... Então resolvi pesquisar um pouco sobre ele!

Há alguns anos atrás, antes de ver o filme, tinha lido uma das primeiras HQs dele - e ela me decepcionou. Na história, Tintim era enviado como repórter à Rússia, na época da guerra fria, e descobria que tudo o que eles faziam propaganda era mentira: as fumaças que saíam das fábricas, por exemplo, eram consequência da madeira queimada lá dentro; o herói assustava os russos com um lençol na cara, entre outros. 

Mas pelo jeito, a história evoluiu bastante - e deixou de ser tão infantil. O filme é super elaborado - a animação é extremamente bem feita: alguns personagens até parecem reais. Só percebemos que não são atores por alguns pequenos detalhes, como as características caricaturescas. O enredo também não se mostra tão infantil, mas com mistérios e aventuras bem diferentes daquele primeiro HQ que eu li.

Bom, vamos agora falar sobre o Tintim. Ele é um repórter aventureiro que está sempre atrás de novas histórias. Como seus companheiros temos Milu, seu fox terrier (super fofinho e inteligente, por sinal), que está sempre com ele e o Capitão Haddock, um ex-oficial da marinha que adora uma bebida. Além deles, a história conta com os agentes atrapalhados da Interpol Dupont e Dupond, Bianca Castafiore, uma cantora de ópera adorada por todos - menos pelos protagonistas da série -, e Nestor, o mordomo da fabulosa mansão Haddock.

O herói foi criado em 1929 por Hergé, um cartunista belga. As primeiras tirinhas foram sucesso imediato! Isso fez com que novas histórias fossem criadas e o personagem viajasse o mundo atrás de novas aventuras. Em 1947 houve a primeira adaptação do personagem para um filme e, em 1958, para um seriado na televisão.  Finalmente, em 1991, houve a criação de um desenho animado - com 21 episódios - que fez com que o repórter belga ficasse famoso definitivamente.

Segue, abaixo, o trailer do filme:


Para saber mais: [1], [2], [3]